O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lança, na COP 28 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), em Dubai, a plataforma Carbon Control.
Desenvolvida pela brasileira Codex, a solução utiliza inteligência de dados para analisar o volume de emissão, retenção e remoção dos gases de efeito estufa (GEE), validando as informações contidas no inventário, para então emitir a Certificação de Carbono Zero.
A apresentação da plataforma foi feita pelo secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges.
O Mato Grosso do Sul deve ser um dos primeiros estados brasileiros a emitir créditos de carbono para empresas, indústrias e outros empreendimentos que adotarem modelos de produção sustentáveis e, assim, zerar, reduzir ou neutralizar suas emissões.
Um passo neste sentido foi a assinatura, na COP, de um termo de cooperação com o Earth Innovation Institute.
A convite da UN Climate Change, a Codex também participa da COP 28, apresentando suas soluções de governança de dados e o uso de tecnologia na detecção e gestão de desastres naturais.