quarta-feira, Abril 24, 2019
Full Energy Ministro Bento Albuquerque apresenta as ações prioritárias de sua gestão para cada...

Ministro Bento Albuquerque apresenta as ações prioritárias de sua gestão para cada setor do MME

259

Na quinta-feira (24), o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apresentou a agenda sobre geologia e mineração para representantes de 13 entidades e concluiu o dia com os representantes de outras 18 entidades do setor de óleo, gás e biocombustíveis.

O ministro destacou os critérios utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro para considerá-lo como titular da Pasta – competência técnica para exercer o cargo e inexistência de vínculo político, partidário ou ideológico, ou de qualquer interesse, que não seja o bem público –, critérios que ele também afirma ter utilizado na escolha de sua equipe de secretários.

O Ministro Bento Albuquerque destacou os princípios que vão nortear as “condições imprescindíveis para os investimentos no setor”:  governança, com respeito às competências do formulador de políticas públicas (MME) e dos reguladores (ANP, ANEEL e ANM); estabilidade, com segurança jurídica e regulatória; e previsibilidade aos agentes do mercado”, reforçou.

Como pretende alcançar esses objetivos? “Construindo um diálogo entre o Governo, empresariado e a sociedade de forma responsável, pragmática, harmoniosa e transparente”. Na prática, foi o que Bento Albuquerque fez nas últimas 48 horas. Ouviu de cada representante, de cada uma das mais de 50 associações, suas opiniões, reclamações e sugestões para destravar os investimentos e melhorar o ambiente de negócios.

O Ministro manifestou sua felicidade e entusiasmo de fazer parte de um governo em que existe um excelente relacionamento entre os Ministérios. “Vivemos um ambiente cooperativo e de sinergia; com todos envolvidos em colaborar, uns com os outros, para tratar das medidas que o Brasil precisa para solucionar os seus problemas”. Destacou ainda que pretende buscar o “mesmo espírito de colaboração no seu relacionamento com os agentes do setor”.

“Foi um curso intensivo de 9 horas em 2 dias. Uma oportunidade excepcional criada por todos os que atenderam ao nosso convite”, disse Albuquerque, ao final da última reunião. O Ministro encomendou à equipe a definição de um Plano de Trabalho com cronograma para reunir e tratar dos temas abordados.

Confira a apresentação aqui.