Ministro de Minas e Energia participará de evento sobre bioeletricidade

71

O ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, será mais um palestrante de renome no “VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade”, encontro que reunirá diversas autoridades políticas, especialistas e executivos do setor elétrico e da indústria da cana durante a Fenasucro & Agrocana 2016, em Sertãozinho (SP). Marcado para o dia 24 de agosto, o evento, resultado de uma parceria entre o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), discutirá o atual momento e perspectivas para o melhor aproveitamento da biomassa da cana na matriz elétrica do País.

De acordo com o gerente em Bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, são inúmeros os benefícios do aproveitamento pleno do potencial técnico desta fonte, que tem capacidade de representar até 24% do consumo nacional na rede até 2024.

“Produzida próxima dos centros consumidores, a geração de energia pelo bagaço e palha de cana, que historicamente complementa o déficit hídrico dos reservatórios no período mais seco do ano, reduz perdas na transmissão e custos na infraestrutura de transporte pela geração de energia estar inserida nos grandes centros consumidores do Brasil. Temos quase duas hidrelétricas de Itaipu adormecidas nos canaviais”, ressalta o especialista da UNICA.

Zilmar Souza acredita que o “VI Seminário CEISE Br/UNICA” será uma ótima oportunidade para que iniciativa privada e governo estreitem relacionamento e identifiquem medidas necessárias para o desenvolvimento da bioeletricidade sucroenergética no País. “Trata-se de um canal de diálogo para empresários e formuladores de políticas públicas de todas as esferas de poder (federal, estadual e municipal). Vamos focar os debates em questões tecnológicas, regulatórias e de comercialização, como o papel da biomassa nos leilões regulados e no mercado livre de energia”, complementa.

Além do ministro Fernando Filho, os seguintes palestrantes já confirmaram participação no evento: o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), Newton Duarte; o presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL), Reginaldo Medeiros; o diretor da Thymos Energia, Ricardo Savoia; o sócio da Agroenergia, Eduardo Peres; o sócio da AgroPerforma, Marcelo Pierossi; o pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Hélcio Lamônica; o gerente do Departamento Comercial da Unidade Negócios Turbinas da TGM, Marcelo Severi; e o diretor presidente da Gás Brasiliano, Walter Piazza Jr.

As inscrições para o Seminário são gratuitas, mas com vagas limitadas. Os interessados devem enviar e-mail para bioeletricidade@unica.com.br até o dia 22 de agosto. Para mais informações sobre a Fenasucro & Agrocana 2016, acesse: http://www.fenasucro.com.br.