Ministro recebe Coalizão da Igualdade Racial e reafirma compromisso com inclusão racial

137

Representantes do Grupo de Coalizão da Igualdade Racial PSB/PSDB/PPS/PP foram recebidos pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta quinta-feira (25/8). O grupo está visitando diversos ministérios e órgãos para garantir que a pauta do movimento Afro seja atendida nas diversas ações do governo.

“Reafirmamos compromissos do nosso governo, do planejamento de fornecimento de energia às comunidades isoladas, às comunidades quilombolas, poder fazer e garantir que no planejamento do MME possamos ter esses atendimentos assegurados. Sempre dialogando com as pessoas da Coalizão, temos certeza que nosso planejamento vai ter um olhar voltado e dedicado para podermos incluir a todos nesse novo momento que o país vive”, disse Fernando Coelho Filho após a reunião.

Entre as pautas defendidas pelo grupo no âmbito do Ministério de Minas e Energia (MME) estão aquelas que favorecem os grupos quilombolas, como a manutenção da tarifa social de energia elétrica e atendimento elétrico por geração distribuída em escolas dessas comunidades.

O ministro e o secretário de Energia Elétrica do MME, Fábio Alves, afirmaram ao grupo que entre os programas do ministério que podem atender as comunidades quilombolas está a proposta em estudo, dentro do ProGD, de escolas serem atendidas por energias renováveis, geradas nas próprias instalações de ensino dessas comunidades.

Segundo o grupo, 2.900 comunidades quilombolas já estão certificadas. A Coalizão se comprometeu a enviar ao MME um levantamento de escolas que podem ser atendidas pela geração distribuída solar fotovoltaica nas comunidades quilombolas, para que sejam definidas novas linhas de ações.

Participaram da Reunião os representantes da Coalizão Valneide Nascimento dos Santos,  Juvenal Araujo Junior, Sionei Ricardo Leão, Raquel Nascimento Dias e Jackson Bueno da Conceição.