quinta-feira, Maio 23, 2019
Notícias Política MME publica manual sobre projetos do Luz para Todos em áreas isoladas

MME publica manual sobre projetos do Luz para Todos em áreas isoladas

94
Foto: Divulgação

Para agilizar e facilitar a contratação de projetos no programa Luz Para Todos em comunidades isoladas, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (16/11), o Manual para Atendimento às Regiões Remotas dos Sistemas Isolados. A publicação regulamenta o Decreto 8.493, de 15 de julho de 2015, que cria competências para a contratação dos sistemas de geração necessários para atender a comunidades que estão em áreas remotas.

Nessas comunidades, os projetos de eletrificação pelo Luz Para Todos precisam de soluções para a geração de energia no local, como as mini usinas fotovoltaicas, com painéis solares.

O objetivo do manual é estabelecer os procedimentos, critérios técnicos e financeiros que devem ser observados, e as atribuições das partes envolvidas para os atendimentos com o serviço público de energia elétrica em regiões remotas dos sistemas isolados, por meio de  microssistemas Isolados de Geração e Distribuição de Energia Elétrica  (MIGDI) ou  Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente  (SIGFI).

A definição dessas regras foi necessária, pois o atendimento dessas comunidades em áreas remotas está, muitas vezes, condicionado à execução de projetos com características especiais, já que as comunidades a serem atendidas têm baixa densidade populacional, se encontram distantes das redes de distribuição de energia elétrica existentes, em áreas de difícil acesso para o transporte de materiais e equipamentos para a execução de obras.