A Neoenergia reinaugurou o Museu da Energia. Reformulado, o espaço traz novas tecnologias e experiências de imersão para que baianos e turistas conheçam a história da eletricidade e os conceitos da energia elétrica.
Localizado no primeiro andar do histórico prédio da distribuidora, na Praça da Sé, em Salvador, o museu terá novos ambientes com projeção mapeada e tecnologia all in touch, que permitirão ao público compreender mais sobre o universo da eletricidade.
A reabertura do Museu da Energia contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, que visitou as instalações acompanhado de Solange Ribeiro, diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Fulvio Machado, diretor-executivo de Distribuição da Neoenergia, Hugo Nunes, diretor-executivo de Liberalizados da Neoenergia, Luiz Antonio Ciarlini, diretor-presidente da Neoenergia Coelba, além de outros executivos da companhia, representantes do poder público e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Temos o propósito de fomentar o desenvolvimento social por meio de iniciativas para valorizar a cultura nas comunidades onde atuamos. Também estamos muito orgulhosos em contribuir para promover a eficiência energética no país”, afirmou Eduardo Capelastegui.
Com a reinauguração, o museu também ganha o espaço Maker, criado para desenvolver a aprendizagem de alunos, principalmente de escolas públicas.
Também acontecerá nas novas instalações o Projeto Aulas de Energia, que tem como objetivo sensibilizar estudantes, professores e o público em geral para a importância da economia de energia, através do conhecimento sobre a história da eletricidade, ótica e magnetismo.
Além da tela interativa com os caminhos da energia elétrica da geração até as nossas casas, e vídeo sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, entre outras experiências.
São vários experimentos e vídeos em um ambiente todo pensando para que a interatividade seja o principal elemento de quem visita as instalações.
“Este novo espaço é parte do projeto educativo sobre o uso racional de energia elétrica, que integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL. O Programa de Eficiência Energética da distribuidora tem como objetivo promover o uso eficiente da energia em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia”, ressaltou Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Tecnologia e Educação
Intitulado de Maker, o mais novo espaço de criação para crianças e jovens foi pensado para desenvolver a aprendizagem ativa de estudantes.
Nesse espaço eles terão acesso a uma jornada mais tecnológica, estimulando a criatividade e tornando a aprendizagem mais significativa.
“O novo museu reforça um valioso compromisso da Neoenergia Coelba com os baianos, em contribuir para o desenvolvimento do estado, também, atráves da educação e cultura. Além de uma estrutura moderna e mais tecnológica, garantimos que aqui tenham espaços voltados a promoção da educação entre crianças e jovens que terão, agora, mais um ambiente para desenvolver atividades e expandir seus conhecimentos”, ressalta Luiz Antonio Ciarlini, diretor presidente da Neoenergia Coelba.