ONS conquista certificação de eficiência energética   

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) conquistou o nível Bronze da certificação internacional CEEDA (Certified Energy Efficiency in Data Centers Award) para o Centro de Processamento de Dados – Data Center – do Rio de Janeiro.

O prêmio reafirma o compromisso da organização com a eficiência energética.

O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, reforça a importância desta conquista para o ONS.

“Esse reconhecimento reflete nosso esforço contínuo com a inovação e responsabilidade ambiental. Seguiremos avançando com ações e melhorias para um futuro cada vez mais sustentável”, completa.

A certificação está conectada à estratégia ASG+, com ênfase no pilar “ONS+Verde”, que busca promover a gestão ecoeficiente dos recursos nas instalações do ONS, a redução de emissões de carbono, o uso de energia de baixo carbono.

Além disso, estabelece critérios ecoeficientes e socioambientais para a contratação de soluções de TI.

Com o prêmio, o ONS avança significativamente na eficiência energética do Data Center de Produção, que inclui iniciativas como: Implementação de métricas de desempenho e indicadores de sustentabilidade para as operações diárias; Foco na eficiência energética do sistema de climatização, que representa uma parcela significativa do consumo do Data Center; e Capacitação da equipe de TI, estabelecendo metas desafiadoras para aprimorar continuamente os processos.

Para atender aos requisitos do nível Bronze, foram realizadas medidas como a implementação de novas políticas, processos e procedimentos operacionais, bem como a integração de fornecedores de tecnologia alinhados às condições de sustentabilidade.

O diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios, Maurício de Souza, ressalta que esta conquista é apenas o início e continuação de uma jornada.

“Nossa equipe trabalha para avançar para os níveis Silver e Gold da certificação CEEDA no Data Center do Rio de Janeiro. Em paralelo, o Data Center de Brasília será modernizado, incorporando as melhores práticas de eficiência energética para iniciar o processo de certificação da localidade e, posteriormente, expandiremos a iniciativa para os Data Centers de Florianópolis e Recife”.

Related Posts

Próximo Post

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular