segunda-feira, Março 25, 2019
Notícias Mercado Países produtores de petróleo se reunirão em Doha em abril

Países produtores de petróleo se reunirão em Doha em abril

122

Países produtores de petróleo, integrantes e não-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), se reunirão no dia 17 de abril em Doha, capital do Qatar, para avaliar a proposta de congelar a produção da commodity com a finalidade de sustentar os preços de petróleo e reduzir o excesso da oferta mundial, afirmou nesta quarta-feira o ministro de Energia do Qatar, Mohamed al-Sada

A reunião ocorre após um pré-acordo sobre a paralisação da produção nos níveis de janeiro entre Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Qatar em Doha no mês passado, afirmou em comunicado al-Sada, presidente em exercício da Opep.

As cotações do petróleo, que atingiram níveis mínimos desde 2003 no início do ano, em torno de US$ 27, avançaram após o anúncio deste primeiro acordo em Doha.

O Irã, membro da Opep, que retornou aos mercados internacionais após a suspensão em meados de janeiro das sanções econômicas impostas sobre o país, alertou que não participaria inicialmente da congelação da produção, no entanto. O país já elevou as exportações petroleiras em 300 mil barris por dia desde o início do ano, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

O ministro al-Sada afirma que o acordo sobre a paralisação contava com a adesão dos maiores produtores de petróleo do mundo.

“Até hoje, 15 produtores da Opep e de fora do grupo, que representam cerca de 73% da produção mundial, apoiam esta iniciativa”, afirmou a autoridade.