Paulo Pedrosa assumirá Secretaria-Executiva de Minas e Energia

50

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, escolheu o engenheiro mecânico Paulo Pedrosa para ocupar a Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia. Pedrosa deixa a presidência da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE) e assumirá o cargo.

“Pedrosa vem para agregar nos esforços de reorientação das políticas setoriais. Ele tem uma visão moderna e excelente capacidade de diálogo com os diversos segmentos do setor energético, que já foi demonstrada em sua trajetória profissional”, afirmou o ministro Fernando Coelho Filho.

Paulo Pedrosa tem vasta experiência no setor energético. Entre 2001 e 2005, ele foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo trabalhado na Eletronorte e na Chesf, do sistema Eletrobras. No Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Pedrosa foi conselheiro, posição que também ocupou no Conselho de competitividade do Plano Brasil Maior e no Conselho das Indústrias Reguladas da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

No setor privado, novo secretário-Executivo foi conselheiro da Equatorial Energia, da Cemar e da Light.

Com graduação pela Universidade de Brasília (UnB), Pedrosa tem especialização em turbinas hidráulicas e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), além de MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). O novo secretário-Executivo foi professor dos cursos de MBA em Energia do IBMEC-Rio e da FGV-SP, e da Pós-Graduação em Direito da Energia da Universidade Cândido Mendes.