Petrobras planeja leilão de 36 áreas produtoras de óleo no ES

70

Até o final de 2016, a Petrobras planeja realizar o leilão de 36 áreas de concessão terrestre de petróleo e gás no Norte do Espírito Santo. Os quatro polos serão ofertados nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares. O potencial de produção dos polos pode chegar a 3 mil barris por dia.

A intenção da estatal foi apresentada na sexta-feira (6/5), durante uma reunião do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, em Vitória, que reuniu representantes do governo do estado, da Federação da Indústrias (Findes), além de empresários e entidades ligadas ao segmento.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, explicou que o potencial estimado de produção de petróleo nessas áreas é de 3 mil barris de óleo por dia, o equivalente a cerca de 20% da produção onshore atual, mas que não chega a 1% da produção total capixaba, de aproximadamente 410 mil barris diários de óleo equivalente (boe).

Apesar do volume produtivo ser pequeno, Azevedo avaliou que a participação de empresas menores e a possibilidade de companhias capixabas arrematarem as áreas vai dar mais dinamismo à economia da região. “Acreditamos que essa iniciativa vai gerar renda, empregos e tributos”, explicou.

O secretário comentou que 14 empresas participaram do evento e demonstraram interesse nos campos petrolíferos, seja para a operação ou para o fornecimento de equipamentos e serviços. Entre elas: Imetame, Vipetro, TecVix, IPI Óleo e Columbia