Primeiro medidor com tecnologia híbrida permitirá implantação de smart grid

83

A Eletropaulo acaba de homologar o primeiro medidor com tecnologia híbrida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Fabricados pela WEG, os medidores são os primeiros no país com essa tecnologia, que permite a chamada “tarifa branca”, que varia de acordo com os horários de consumo. A novidade faz parte de um projeto piloto de instalação de redes inteligentes da instituição.

O plano da companhia é instalar a tecnologia em 60 mil unidades consumidoras em Barueri, na Grande São Paulo, atingindo cerca de 250 mil pessoas. A Eletropaulo prevê investir mais de R$ 70 milhões no projeto.

A novidade possibilita ao cliente acompanhar diariamente seu o consumo de energia. Também permite o uso de geração distribuída, com painéis fotovoltaicos, por exemplo, medindo o que for para uso próprio e a devolução do excedente da energia não utilizada para o sistema tradicional de distribuição. O medidor tem a tecnologia híbrida, que permite que a comunicação entre a rede utilize rádio frequência ou a própria rede elétrica.

A homologação do equipamento no Brasil é um importante passo para implementação de “ smart grid ” no país. O início do fornecimento dos equipamentos da WEG à Eletropaulo começará já neste ano, e o restante será entregue ao longo de 2017.