Reservatórios de hidrelétricas do SE/CO superam 50% de armazenamento

88
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os reservatórios das usinas hidrelétricas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiram 50% no dia 22 de fevereiro de 2016 e devem chegar ao final do mês com 51,3% de água armazenada. Essa é a maior marca para o mês de fevereiro dos últimos três anos e confirma a continuidade de recuperação do sistema hídrico do SE/CO, após o período prolongado de seca. A informação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na região Sul, os reservatórios vêm apresentando níveis bastante elevados e devem fechar o mês com cerca de 95%. Os reservatórios das usinas da região Norte devem chegar ao final do mês com 43,2% de armazenamento, com aumento de 11,9% no mês.

No Nordeste, os reservatórios devem fechar o mês com 31,7% de armazenamento – só em fevereiro a alta foi de 13%. Sobradinho, que atingiu níveis críticos, deve encerrar o mês com 29,4% de água nos reservatórios.

Segurança Eletroenergética

Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 3 de fevereiro, foi divulgado que em janeiro de 2016 as chuvas variaram de normal a acima da média nas bacias do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Na região Sul, as chuvas observadas ficaram acima da média. Já nas regiões Nordeste e Norte, apesar da melhoria nos volumes de precipitação, as chuvas observadas ficaram ainda abaixo da média.

A melhoria dos volumes de chuva, somada à sobra estrutural de cerca de 12.899 MW médios para atender a carga prevista no ano, reforçam a segurança do sistema elétrico nacional e afastam os riscos de desabastecimento. A próxima reunião do CMSE está prevista para ocorrer no dia 2 de março de 2016.