domingo, Maio 26, 2019
Fontes Energéticas Energia Eólica Setor de energia eólica do Ceará ganha novos investidores

Setor de energia eólica do Ceará ganha novos investidores

493

Pioneiro na geração de energia éolica no Brasil, o Ceará vai receber investimentos de uma das maiores fábricas de aerogeradores do mundo, a chinesa Goldwind. A empresa vai oferecer soluções técnicas para os parques eólicos da Energimp, localizados no Litoral Leste do estado. A parceria vai garantir estabilidade operacional aos parques, colocando em funcionamento máquinas que hoje se encontram fora de operação.

O secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, esteve reunido com os investidores nesta semana e comemora a parceria. “Será um investimento muito importante para o Ceará. A recuperação desses parques eólicos alavancará mais empregos e significa mais energia limpa gerada no estado”, disse.

A reunião contou com a presença dos executivos da Goldwind, Wu Hongfei e Liang Xuan, do CEO da Energimp, Márcio Almeida, e de representantes de outras empresas do setor no Ceará. No encontro, Adão Linhares destacou o empenho da Pasta em se aproximar do setor e reforçou o papel e articulação do Estado na atração de investimentos. “É total interesse do Estado alavancar o setor eólico. E nós temos uma localização privilegiada e excelentes condições de infraestrutura como, por exemplo, o Porto do Pecém, que está sendo ampliado”, enfatizou o secretário.

A parceria das duas empresas vai permitir a renovação de 94 máquinas em cinco parques eólicos cearenses. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo terá capacidade para gerar 141 MW de energia.

Fonte: Governo de Estado do Ceará