SolarCity aceita proposta de aquisição de US$ 2,6 bi da Tesla

57

A fabricante de carros elétricos e baterias Tesla Motors anunciou na segunda-feira (1º) que chegou a um acordo com a SolarCity para comprar a instaladora de painéis solares por US$ 2,6 bilhões, em um grande passo do bilionário Elon Musk para oferecer aos consumidores um negócio totalmente especializado em energia limpa.

A empresa a ser criada pela combinação das duas companhias venderá painéis solares, sistemas de baterias domésticos e carros elétricos, tudo sob uma única marca.

Musk é presidente da Tesla e presidente do Conselho de Administração da SolarCity, além de ser o maior acionista das duas companhias.

“Energia solar e armazenamento têm seu melhor desempenho quando são combinadas”, disseram as companhias em um post no blog oficial da Tesla. O negócio envolve uma cláusula que permite que a SolarCity receba ofertas de outros potenciais compradores por 45 dias até 14 de setembro.

O acordo, que deve ser fechado no quarto trimestre, deve ser aprovado pela maioria dos acionistas de Tesla e SolarCity não envolvidos na transação, disseram as companhias. As empresas dizem que a transação deverá também beneficiar os consumidores, que poderão se aproveitar de menores custos de equipamentos e de instalações.