Térmicas a biomassa ganham espaço no mercado nacional

148

As térmicas a biomassa ganham mercado no Brasil com preços competitivos, confiabilidade e sustentabilidade. A característica verde dessas usinas está abrindo espaço no mercado para esses investimentos.

A partir da ampliação dos incentivos fiscais deenergia renovável, em 2011, os projetos estão sendo viabilizados, principalmente, por meio de leilões do governo. Atualmente, existem 523 usinas térmicas a biomassa no país, segundo dados da Aneel, onde a maioria eram usinas abastecidas com combustíveis fósseis, mas devido a onda de sustentabilidade e vantagens das “usinas verdes” foram convertidas à biomassa.

A potência total dessas unidades é de 13 GW (gigawatts), cerca de 32% do total de usinas térmicas no país.

Com uma emissão de carbono quase nula, ano passado, a Unica (União da Indústria de Cana- de-Açúcar) certificou 51 usinas com o selo verde de energia sustentável. Em 2015, a energia produzida pela palha e pelo bagaço da cana para a rede elétrica significou evitar a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2, quase 15% de toda a emissão de gases de efeito estufa [GEE] pelo sistema elétrico em 2014.