Tratores movidos a gás biometano

120

A indústria de tratores, máquinas e implementos agrícolas também está procurando criar equipamentos que sejam movidos a combustíveis alternativos, não só por uma questão de futura escassez dos clássicos combustíveis originários do petróleo, mas, principalmente, por questões ambientais de não agressão ao meio ambiente.

No segundo semestre deste ano, a New Holland, grande indústria mundial de tratores, pertencente ao Grupo Fiat, trará ao Brasil o primeiro trator movido a gás biometano. A informação foi revelada pelo presidente mundial da New Holland, o italiano Carlo Lambro, durante a 23ª Agrishow, a maior feira do setor da América Latina, que terminará, nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto (SP).

O trator será importado da Europa para passar por diferentes testes com o biometano produzido no Brasil (há vários tipos, dependendo da origem da matéria-prima, seja mandioca, cana-de-açúcar ou rejeitos agrícolas) para posterior adaptação e produção local, na fábrica da New Holland no Paraná.

Os testes serão feitos após acordo assinado com a Itaipu Binacional, interessada no projeto de produzir metano em pequenas propriedades agrícolas, inclusive a partir da mandioca. A ideia é que os agricultores utilizem as sobras que ocorrem nas propriedades rurais para a geração do combustível.