A Trina Tracker, fabricante de rastreadores solares da América Latina e parte do grupo Trinasolar, atuante global de módulos fotovoltaicos (FV) e soluções inteligentes de energia, anuncia a assinatura de um contrato para o fornecimento de seu sistema de rastreamento solar para o Projeto Colinas, fruto da parceria das pernambucanas Kroma Energia e Elétron Energy, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Localizado nos municípios de Garanhuns e Brejão, Pernambuco, e com capacidade instalada de 130 MWp, o empreendimento contará com a solução Vanguard 1P, equipada com a tecnologia SuperTrack, garantindo maior eficiência na geração de energia solar.
O Projeto Colinas contará com equipamentos fabricados nacionalmente, atendendo aos requisitos do FINAME pelo BNDES.
A estrutura Vanguard 1P, certificada pela renomada empresa especializada em estudos de carga de vento para dimensionamento estrutural CPP Wind, é reconhecida por sua alta confiabilidade e desempenho otimizado, sendo ideal para grandes usinas solares.
Combinada à tecnologia SuperTrack — que ajusta de forma inteligente o ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos — a solução proporciona ganhos adicionais de geração, especialmente em condições climáticas desafiadoras.
“Estamos entusiasmados com essa nova parceria para fornecer nossa tecnologia de rastreamento solar inteligente ao Projeto Colinas. O terreno irregular do projeto representa um desafio específico, que será contornado com o apoio do nosso algoritmo de inteligência artificial, permitindo o aumento na geração de energia ao evitar sombreamento entre as fileiras dos seguidores. A assinatura e celebração deste contrato durante a Intersolar, a principal feira do mercado de energia solar da América Latina, tornam este momento ainda mais significativo”, afirma Marcus Fabrino, Head da Trina Tracker para América Latina e Caribe.