Uso de energia renovável é tema de audiência na Comissão de Mudanças Climáticas

47

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) realiza, na quarta-feira (23), às 14h30, audiência pública sobre o planejamento político e estratégico para o uso de energia renovável por companhias de serviços públicos.

O debate foi sugerido pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e tem como convidado o diretor do Centro de Análise Estratégica de Energia do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL), David Mooney.

De acordo com Fernando Bezerra, nos últimos anos os Estados Unidos têm feito importantes investimentos na área de energias renováveis, principalmente na energia eólica e na energia solar. O senador afirmou que soube da presença de um especialista do governo americano no Brasil e propôs a ele o convite para participar da audiência.

“O Brasil tem uma experiência fantástica na área de energia elétrica. O desafio, agora, é ampliar a produção de energia solar. Tomei essa iniciativa porque tenho acompanhado o esforço de cooperação do Brasil e dos Estados Unidos”, disse.

Fernando Bezerra destacou ainda que o desafio da CMMC é sugerir políticas públicas que permitam garantir a sustentabilidade do país e do planeta.

No reinício de seus trabalhos, na última quarta-feira (16), a CMMC elegeu o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) como presidente e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como vice-presidente. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), presidente anterior, passou a ser o relator do colegiado.

A audiência é aberta à participação da sociedade pelos canais de interatividade do Senado.