45ª edição da revista Full Energy traz lista completa dos Líderes da Energia 2023 e conteúdos exclusivos

Além da lista de ganhadores e de matérias especiais com alguns ganhadores, edição conta com novidades sobre os próximos eventos do setor

Os players da Energia que mais se destacaram no último ano foram reconhecidos no prêmio Líderes da Energia, que acontece tradicionalmente no Dia Mundial da Energia, 29 de maio.

A lista oficial dos ganhadores foi o destaque da 45ª revista Full Energy, lançada no evento e disponível para download gratuito através do link. A edição especial contou duas capas ilustradas por representantes dos ganhadores do prêmio.

Uma capa contou com a presença de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Marina Melo, presidente da Potigás; e Enio Verri, Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional, enquanto a outra foi ilustrada por Carlos Henrique Silva Seixas, presidente da Nuclep; Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras; e Celso Cunha, presidente da ABDAN.

As instituições que cada figura representou contaram com matérias exclusivas sobre os destaques dos últimos meses e expectativas pelo ano que vem pela frente.

Na edição 45, Cunha afirmou que a principal conquista da ABDAN nos últimos 12 meses foi a flexibilização do monopólio da exploração da mineração de urânio.

“A MP 1133 se tornou a Lei 14.514, em 2022, permitindo que a iniciativa privada ajude o poder público a explorar a sétima maior reserva de urânio do mundo. Além disso, a aprovação da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares deve ampliar o debate sobre o tema no Brasil”, afirmou.

Já Seixas ressaltou a importância da Nuclep na construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear no Brasil (SCPN).

“O desenvolvimento desse empreendimento trará um grande salto para o país, com um grande legado de aprendizado e desenvolvimento de capital humano”, pontua.

Para Verri, um dos pontos que devem ser lembrados na história de Itaipu Binacional é que 2023 é o ano de quitação da dívida para a construção da usina, além do aniversário de 50 anos do Tratado de Itaipu. “Já são 39 anos produzindo energia limpa e renovável com impactos diretos na economia dos dois países e no bem-estar de suas populações.”

Na matéria da Potigás, Marina Melo destacou feitos da empresa, entre eles a assinatura de um novo contrato de suprimentos com a Petrobras. “Isso pode garantir ainda mais segurança no fornecimento de gás da região, levando em consideração toda expertise da maior empresa de petróleo e gás do Brasil.”

Na posição de ganhadora da categoria Líder do Ano, Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, aproveitou a ocasião para ressaltar os investimentos da instituição.

“Acreditamos que agora temos a capacidade de triplicar os investimentos e ter maior acesso ao mercado de capitais. Só em 2022, investimos R$ 5,6 bilhões e vamos continuar investindo para seguir como uma empresa cada vez mais produtiva e importante para o desenvolvimento do Brasil”, pontua o presidente da empresa.

Um dos pontos mais marcantes da edição 45 da revista Full Energy foi o artigo exclusivo escrito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre “Os desafios para o setor de energia”, em que discorreu sobre o panorama atual da matriz energética e papel do país no cenário mundial.

“No setor de energia, o Brasil já ocupa posição de destaque no cenário mundial devido às suas várias vantagens competitivas. Recente relatório sobre o clima e desenvolvimento para o país, produzido pelo Banco Mundial, destacou o grande potencial de agregar mais energia renovável em uma matriz energética já de baixo carbono.”

Os conteúdos da edição 45 não param por aí. A revista conta também com uma matéria especial sobre Geração Distribuída, com entrevista de Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); além de artigos exclusivos e matérias especiais com grandes figuras do setor.

Leia a 45ª edição da revista Full Energy clicando aqui!

Próximo Post

Most Popular