Neste mês de fevereiro, a Vibra foi reconhecida em três grandes indicadores ESG: Sustainability Yearbook 2022, MSCI ESG Research e FTSE4Good. Para constar nestes índices, são avaliadas as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas, identificadas a partir de informações públicas, como divulgações de balanços e de relatórios de sustentabilidade.
Estes reconhecimentos estão em linha com o novo cenário da companhia, que busca privilegiar negócios que atuem na transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis e tornar cada uma das letras do acrônimo ESG elementos prioritários para sua estratégia, em paralelo ao core business da empresa, a distribuição de combustíveis.
Melhores práticas
Pelo segundo ano consecutivo, a Vibra Energia foi incluída no Sustainability Yearbook 2022 da S&P Global. A publicação é elaborada anualmente e se baseia no Corporate Sustainability Assessment (CSA) — a avaliação que fundamenta a elaboração do índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque. Além disso, é referência de integração da sustentabilidade à estratégia de negócios e um importante direcionador para investidores.
Já na mais recente avaliação da MSCI ESG Research, uma das maiores agências de classificação ESG, que fornece ferramentas à comunidade global de investimentos, a empresa elevou sua pontuação de “BBB” para “A”, registrando avanços na avaliação em comparação com seus pares.
Em relação ao índice FTSE4Good, criado pela Financial Times Stock Exchange Russell, uma divisão da bolsa de valores de Londres, a Vibra continuou listada e manteve sua alta classificação. Na avaliação, são considerados 100 indicadores ESG divididos em 7 temas: Mudança Climática, Governança Corporativa, Direitos Humanos e Comunidade, Padrões de Trabalho, Cadeia de Valor – Social, Cadeia de Valor – Ambiental e Transparência Tributária.
“Nos últimos três anos, a Vibra tem melhorado todos os seus indicadores, não só os operacionais, mas aqueles ligados aos temas ESG. Com o segundo follow on, nos transformamos em uma verdadeira Corporation, com capital pulverizado na B3, o que faz a Vibra ganhar mais agilidade para atuar em um mercado cada vez mais competitivo e continuando a seguir as melhores práticas de governança corporativa. Somos a empresa mais eficiente do setor, líder de mercado e maior distribuidora de combustíveis do Brasil. Nossa nova marca simboliza o reposicionamento como empresa de energia e a preocupação com a transição energética e a agenda ESG”, afirma Wilson Ferreira Jr, presidente da Vibra.
Compromisso ESG
Desde 2019, a Vibra avançou com iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, redução dos impactos socioambientais da sua infraestrutura e na ampliação do uso de energias renováveis.
“Temos de estar prontos para essa mudança, assumindo o papel de liderar a transição para a descarbonização da economia. Por isso, adicionamos ao nosso trabalho de distribuição de combustíveis um portfólio de produtos e serviços de soluções energéticas sustentáveis: fizemos a aquisição da Targus (hoje Vibra Comercializadora), a joint venture com a Comerc, com a Copersucar, a parceria com a ZEG para biometano e com a Easy Volt, atendendo de ponta a ponta nossos clientes com soluções elétricas”, reitera Wilson Ferreira Jr, presidente da Vibra.