A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do estado do Paraná, assinam, no dia 15 deste mês, na cidade de Curitiba, um acordo de cooperação para expandir a fonte solar na região.
A cerimônia de assinatura entre os presidentes das duas entidades acontecerá durante o evento ABSOLAR Meeting, na capital paranaense, que vai reunir empresários, consultores, autoridades públicas e especialistas para uma série de debates em favor da expansão da energia solar no Paraná e região (veja abaixo mais informações sobre o evento).
O acordo visa atrair novos investimentos para região, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado do Paraná.
Dentre as prioridades de trabalho da parceria entre as duas entidades destacam-se: identificar empreendedores do setor solar interessados em investir no estado, compartilhar informações sobre o mercado solar paranaense, avaliar tendências de negócios, aprimorar o ambiente regulatório e legal, reforçar o relacionamento entre o estado do Paraná e o setor solar, e cooperar em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil.
Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira de longa data do Paraná na construção de projetos e programas públicos para o desenvolvimento da fonte solar. “Este acordo com o governo paranaense amplia a colaboração em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental da região”, reforça.
“A geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 13,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 620,1 milhões aos cofres públicos”, acrescenta Sauaia.
Segundo dados da entidade, a potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na sexta posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território paranaense responde sozinho por 5,2% de toda a geração própria de energia solar no País.
O estado possui 40.943 conexões operacionais, espalhadas por 394 municípios, ou 98,7% dos 399 municípios da região. Atualmente, são 50.965 consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
“Com esta parceria, o estado demonstra seu interesse em ampliar ainda mais o acesso e o uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos”, ressalta Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná.
“O setor está bastante otimista com a nova parceria e preparado para contribuir para a recuperação econômica sustentável do estado, ajudando também no atingimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa”, conclui Liciany.
Segundo o diretor presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, a energia solar fotovoltaica é de extrema relevância para o setor produtivo e, consequentemente, é um tema de muito interesse da Invest Paraná.
“Ampliar o acesso à energia limpa e barata contribui para o aumento da competitividade dos produtos e serviços paranaenses e é uma ação alinhada com a agenda ESG, prioridade do governo estadual atualmente, liderada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior e seguida pela Invest Paraná”, destacou Bekin.
Leia mais:
Energia solar no Brasil atinge marca histórica e País entra no clube seleto de 10 GW operacionais