O Conselho de Administração da Petrobras aprovou na última quinta-feira (26) a nomeação de Jean Paul Prates como novo presidente da estatal.
Ele assume o cargo de Conselheiro até a próxima reunião da Assembleia de Acionistas, que acontece em meados de abril, quando sua nomeação deve acontecer.
Com a mudança, a estatal busca implementar uma nova estratégia organizacional, afim de iniciar uma nova política de preços.
Prates foi indicado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva para assumir a Petrobras depois da renúncia de Caio Paes de Andrade, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ex-senador (PT-RN), que renunciou ao cargo, tem mais de 25 anos de atuação na área de gás natural, petróleo, energia renovável, recursos naturais e biocombustíveis.
Ocupou os cargos de assessor jurídico da Petrobras Internacional (Braspetro); foi secretário do Estado de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte e vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e da Frente em Defesa da Petrobras.
Prates é formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e economia pela PUC/Rj.
Também é mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, e em Economia de Petróleo e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo, na França.