Primeira molécula de hidrogênio verde produzida no Brasil é lançada no Ceará

A planta de hidrogênio verde (Pecém H2V) é um projeto piloto de pesquisa e desenvolvimento da UTE Pecém.

Na quinta-feira (19), o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, participou do lançamento da primeira molécula de hidrogênio verde (H2V) produzida no Brasil. Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada no Complexo do Pecém no Ceará, é pioneira em toda a América Latina e a primeira do Grupo EDP, que promoveu a inserção da novidade no país.

A planta de hidrogênio verde (Pecém H2V) é um projeto piloto de pesquisa e desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.

O ministro do MME destacou que a geração de energia limpa no Brasil é uma das apostas do novo governo. “A agenda de transição energética terá absoluta prioridade, pela sua importância para o desenvolvimento social, econômico e industrial do nosso país. Além de fazer parte da contribuição internacional na redução das emissões de gases de efeito estufa nos âmbitos do Acordo de Paris”, afirmou.

A afirmação está alinhada às declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no último encontro de líderes em Davos, na Suíça, quando disse que as energias sustentáveis serão prioridade na gestão e destacou a busca de acordo entre países da américa do Sul para a produção.

Próximo Post

Most Popular