Com uma trajetória de mais de 60 anos no desenvolvimento de soluções de hidrogênio, a Air Products tem se destacado nos projetos de produção e distribuição de hidrogênio verde e azul e reforçado seu compromisso com a segurança e sustentabilidade ao investir em tecnologias para a descarbonização.
A empresa participou da Hydrogen Expo, evento realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro, e destaca seus projetos inovadores, como a planta de Alberta e outras iniciativas ao redor do mundo. Conheça mais abaixo.
Projetos globais
A empresa está implementando projetos com hidrogênio azul e desempenhando um papel fundamental na transição global para uma energia com baixa emissão de carbono.
Um exemplo disso é o Complexo de Energia de Hidrogênio com Emissão Zero em Alberta, no Canadá, que receberá financiamento governamental de aproximadamente $475 milhões (CAD).
Essa iniciativa permitirá que a Air Products construa um complexo de classe mundial, tornando-se uma das operadoras de redes de hidrogênio mais competitivas e com menor intensidade de carbono do mundo.
Outra iniciativa da empresa é o Louisiana Clean Energy Complex, nos Estados Unidos, um investimento de $4,5 bilhões que visa produzir hidrogênio com baixa emissão de carbono para abastecer o mercado de mobilidade e indústria na região do Golfo do México.
Com tecnologias avançadas de captura de carbono e geração de energia limpa, o complexo contribuirá significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos objetivos do estado americano de alcançar zero emissões até 2050.
“Em 2021, os clientes da Air Products evitaram a emissão de 82 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2). Compartilhamos as preocupações da sociedade em relação aos impactos das mudanças ambientais. Por isso, anunciamos projetos e estamos comprometidos em crescer em toda a cadeia do hidrogênio, colocando a sustentabilidade como um de nossos pilares”, afirma Pedro Batista, gerente de Desenvolvimento de Negócios Não Convencionais da Air Products.
Aviação sustentável
Outro projeto em andamento é o World Energy em Paramount, Califórnia (EUA), onde a companhia está investindo US$2,5 bilhões para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).
Essa instalação será a primeira do mundo e a única em escala comercial na América do Norte.
A empresa expandiu sua rede de dutos de hidrogênio no sul da Califórnia para fornecer hidrogênio para a instalação da World Energy, aumentando a confiabilidade do abastecimento.
Essa iniciativa apoia os objetivos de descarbonização da Califórnia e responde à crescente demanda por um combustível renovável na indústria da aviação.
Potencial brasileiro
No mercado brasileiro, a empresa enxerga um potencial significativo para o hidrogênio, considerando a matriz energética renovável do país. Com uma participação ativa em eventos como a Hydrogen Expo 2023, a Air Products busca estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a sustentabilidade.
“Acreditamos muito no potencial do Brasil como um dos líderes mundiais na produção desse combustível e destaco que as tecnologias já existentes de captura e sequestro de carbono são fundamentais para complementar nosso salto rumo a um ecossistema mais sustentável”, explica Pedro Batista.