Os players da Energia que mais se destacaram no último ano foram reconhecidos no prêmio Líderes da Energia, que acontece tradicionalmente no Dia Mundial da Energia, 29 de maio.
A lista oficial dos ganhadores foi o destaque da 45ª revista Full Energy, lançada no evento e disponível para download gratuito através do link. A edição especial contou duas capas ilustradas por representantes dos ganhadores do prêmio.
Uma capa contou com a presença de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Marina Melo, presidente da Potigás; e Enio Verri, Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional, enquanto a outra foi ilustrada por Carlos Henrique Silva Seixas, presidente da Nuclep; Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras; e Celso Cunha, presidente da ABDAN.
As instituições que cada figura representou contaram com matérias exclusivas sobre os destaques dos últimos meses e expectativas pelo ano que vem pela frente.
Na edição 45, Cunha afirmou que a principal conquista da ABDAN nos últimos 12 meses foi a flexibilização do monopólio da exploração da mineração de urânio.
“A MP 1133 se tornou a Lei 14.514, em 2022, permitindo que a iniciativa privada ajude o poder público a explorar a sétima maior reserva de urânio do mundo. Além disso, a aprovação da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares deve ampliar o debate sobre o tema no Brasil”, afirmou.
Já Seixas ressaltou a importância da Nuclep na construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear no Brasil (SCPN).
“O desenvolvimento desse empreendimento trará um grande salto para o país, com um grande legado de aprendizado e desenvolvimento de capital humano”, pontua.
Para Verri, um dos pontos que devem ser lembrados na história de Itaipu Binacional é que 2023 é o ano de quitação da dívida para a construção da usina, além do aniversário de 50 anos do Tratado de Itaipu. “Já são 39 anos produzindo energia limpa e renovável com impactos diretos na economia dos dois países e no bem-estar de suas populações.”
Na matéria da Potigás, Marina Melo destacou feitos da empresa, entre eles a assinatura de um novo contrato de suprimentos com a Petrobras. “Isso pode garantir ainda mais segurança no fornecimento de gás da região, levando em consideração toda expertise da maior empresa de petróleo e gás do Brasil.”
Na posição de ganhadora da categoria Líder do Ano, Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, aproveitou a ocasião para ressaltar os investimentos da instituição.
“Acreditamos que agora temos a capacidade de triplicar os investimentos e ter maior acesso ao mercado de capitais. Só em 2022, investimos R$ 5,6 bilhões e vamos continuar investindo para seguir como uma empresa cada vez mais produtiva e importante para o desenvolvimento do Brasil”, pontua o presidente da empresa.
Um dos pontos mais marcantes da edição 45 da revista Full Energy foi o artigo exclusivo escrito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre “Os desafios para o setor de energia”, em que discorreu sobre o panorama atual da matriz energética e papel do país no cenário mundial.
“No setor de energia, o Brasil já ocupa posição de destaque no cenário mundial devido às suas várias vantagens competitivas. Recente relatório sobre o clima e desenvolvimento para o país, produzido pelo Banco Mundial, destacou o grande potencial de agregar mais energia renovável em uma matriz energética já de baixo carbono.”
Os conteúdos da edição 45 não param por aí. A revista conta também com uma matéria especial sobre Geração Distribuída, com entrevista de Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); além de artigos exclusivos e matérias especiais com grandes figuras do setor.