Sob gestão de Daniel Bento, a BAUR do Brasil realizou um forte trabalho de ampliação da base de clientes nos últimos doze meses, firmando novas parcerias qualificadas tanto com usinas eólicas e solares quanto com concessionárias e indústrias.
Segundo o diretor-executivo, “entre os 10 maiores investidores em energias renováveis do país, nove são clientes da nossa empresa.”
A empresa também foi reconhecida com uma premiação da BAUR GmbH, fornecedora austríaca oficial dos equipamentos vendidos no Brasil, como a melhor parceira do mundo entre os 90 representantes espalhados pelo globo.
Além disso, Bento cita que a BAUR do Brasil conseguiu consolidar sua posição de oferecer o melhor serviço de pós-venda da América Latina.
Analisando o setor, o diretor-executivo da empresa acredita que um dos principais desafios da BAUR do Brasil há muitos anos é espalhar conhecimento sobre a gestão da manutenção de cabos isolados de média e alta tensão, para que os profissionais responsáveis por esses ativos possam tomar decisões assertivas e centradas em confiabilidade.
“Muitas empresas possuem cabos isolados em suas operações e acabam não conhecendo as técnicas de manutenção estabelecidas por organismos internacionais, como o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE), cujas normas, guias e brochuras técnicas determinam como realizar a gestão desses ativos de maneira eficaz.”
Bento acredita que a falta de manutenção adequada nos cabos das grandes indústrias, concessionárias e usinas eólicas e solares pode representar prejuízos significativos por conta de falhas precoces em momentos cruciais da operação.
“A grande maioria dos gestores de manutenção e operação dessas empresas ainda não conhece as técnicas de manutenção previstas internacionalmente, tendo em vista que nacionalmente não temos nenhuma norma que estabeleça essas melhores práticas”, reflete o diretor-executivo da BAUR.
Outro desafio enfrentado pelo setor de energias renováveis na visão de Bento diz respeito aos investimentos iniciais em redes de média tensão.
“Em função de um custo mais econômico de construção, vemos um número significativo de usinas que preveem redes aéreas para esses circuitos, resultando em uma configuração mais frágil de distribuição da energia que é gerada.”
Pensando nisso, a BAUR do Brasil lançou um evento bianual sediado em Natal (RN), chamado RMT Eólica & Solar.
O objetivo da iniciativa é estimular a discussão e conscientizar players de mercado sobre a importância de aumentar a confiabilidade dessas redes com base em estudos de caso, compartilhamento de conhecimento técnico e dados de mercado.
“Nosso trabalho, como parceiros da BAUR GmbH, é disponibilizar conhecimento e tecnologias que possam aumentar a confiabilidade das redes isoladas de média e alta tensão de uma forma adaptada para as necessidades do mercado brasileiro”, explica Bento.
E completa: “Somos hoje líderes nacionais no fornecimento de equipamentos, serviços, assessoria, consultoria técnica e treinamentos para manutenção em cabos isolados.”
Com relação às expectativas da BAUR do Brasil para o próximo ano, o diretor-executivo revela que a empresa vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e tem a oportunidade de crescer ainda mais.
“Estamos preparados para atender as demandas de manutenção em redes isoladas de média tensão das novas usinas solares e eólicas onshore e offshore em todo o Brasil e vamos aproveitar essa oportunidade.”
Reveja a cerimônia de premiação na íntegra:
Clique aqui para ler essa e outras matérias exclusivas da 47ª da revista Full Energy.
Clique aqui para saber mais sobre a cerimônia do Oscar da Energia de 2023.