O nome de Plinio Nastari é sinônimo de referência e de muitas conquistas importantes no setor sucroenergético. Destaca-se o seu protagonismo na criação do Renovabio – Plano Nacional de Biocombustíveis.
Nastari também é o economista responsável pelos casos do etanol, açúcar, bananas e pneus junto à Corte Internacional do Comércio e Organização Mundial do Comércio.
Durante o período que atuou como representante da Sociedade Civil no CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), Nastari participou da concepção, aprovação e detalhamento do programa Renovabio, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no país, baseando-se em pilares como previsibilidade, sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e compatibilidade com o mercado.
O presidente da DATAGRO (empresa integrada de serviços relacionados a commodities agrícolas e agroenergia) explica que o maior beneficiado com o Renovabio é o consumidor final.
“O Renovabio cria, pela primeira vez, uma previsibilidade de investimento nessa área. E o programa faz isso de uma maneira única, no mundo inteiro, que é promovendo a eficiência energética. É o único programa no mundo que orienta a expansão da bioenergia promovendo a meritocracia – valoriza os produtores que estão fazendo o certo, dando um benefício ao próprio consumidor final, já que se obtém redução de custo e preço.”
À frente da DATAGRO, Nastari conta sobre os maiores desafios que o cargo impõe. Ele diz que, pela DATAGRO uma grande empresa de prestação de serviços do agronegócio no Brasil, a responsabilidade é grande. Ao todo, são 14 unidades no país, que prestam diferentes serviços e atendem a 41 países, além do Brasil.
“O principal desafio é manter a coordenação de todos esses grupos, com 152 colaboradores. Agora, especialmente com a pandemia, o desafio é a gestão disso tudo de forma remota. Tínhamos feito um enorme investimento na parte de TI e equipamentos, então não sofremos quase nada. Felizmente, temos uma equipe excelente, muito responsável que tem nos apoiado nesses quase 40 anos de trajetória”, explica o presidente.
Nastari é um dos ganhadores dos 100 Mais Influentes da Energia da Década, premiação promovida pelo Grupo Mídia e pela Full Energy. Sobre estar na lista dos ganhadores do Oscar de Energia, Nastari diz: “É uma responsabilidade e uma satisfação muito grande, eu fico agradecido. Eu trabalho com planejamento energético desde a década de 80, então fico feliz de estar sendo lembrado junto com colegas, igualmente ou até mais, merecedores dessa referência. A gente precisa motivar a geração que vem que vai nos substituir. ”
Confira a entrevista completa:
100 Mais Influentes da Energia
O prêmio “100 Mais Influentes da Energia” existe desde 2017 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.
Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiado os nomes que mais se destacaram no ano anterior.
A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Energia na Década” acontece no dia 30 de junho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.
Para mais informações acesse:
Site: https://eventosgm.grupomidia.com/cem-mais-influentes-energia/
E-mail: eventos@grupomidia.com
Telefone: (16) 3913-9800