“A gente precisa motivar a geração que vai nos substituir”, afirma presidente da DATAGRO

Dentre tantas conquistas, Plinio Nastari, ganhador do prêmio 100 Mais influentes da Energia da Década, conta sobre sua atuação no programa Renovabio

O nome de Plinio Nastari é sinônimo de referência e de muitas conquistas importantes no setor sucroenergético. Destaca-se o seu protagonismo na criação do Renovabio – Plano Nacional de Biocombustíveis.

Nastari também é o economista responsável pelos casos do etanol, açúcar, bananas e pneus junto à Corte Internacional do Comércio e Organização Mundial do Comércio.

Durante o período que atuou como representante da Sociedade Civil no CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), Nastari participou da concepção, aprovação e detalhamento do programa Renovabio, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no país, baseando-se em pilares como previsibilidade, sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e compatibilidade com o mercado.

O presidente da DATAGRO (empresa integrada de serviços relacionados a commodities agrícolas e agroenergia) explica que o maior beneficiado com o Renovabio é o consumidor final.

“O Renovabio cria, pela primeira vez, uma previsibilidade de investimento nessa área. E o programa faz isso de uma maneira única, no mundo inteiro, que é promovendo a eficiência energética. É o único programa no mundo que orienta a expansão da bioenergia promovendo a meritocracia – valoriza os produtores que estão fazendo o certo, dando um benefício ao próprio consumidor final, já que se obtém redução de custo e preço.”

À frente da DATAGRO, Nastari conta sobre os maiores desafios que o cargo impõe. Ele diz que, pela DATAGRO uma grande empresa de prestação de serviços do agronegócio no Brasil, a responsabilidade é grande. Ao todo, são 14 unidades no país, que prestam diferentes serviços e atendem a 41 países, além do Brasil.

“O principal desafio é manter a coordenação de todos esses grupos, com 152 colaboradores. Agora, especialmente com a pandemia, o desafio é a gestão disso tudo de forma remota. Tínhamos feito um enorme investimento na parte de TI e equipamentos, então não sofremos quase nada. Felizmente, temos uma equipe excelente, muito responsável que tem nos apoiado nesses quase 40 anos de trajetória”, explica o presidente.

Nastari é um dos ganhadores dos 100 Mais Influentes da Energia da Década, premiação promovida pelo Grupo Mídia e pela Full Energy. Sobre estar na lista dos ganhadores do Oscar de Energia, Nastari diz: “É uma responsabilidade e uma satisfação muito grande, eu fico agradecido. Eu trabalho com planejamento energético desde a década de 80, então fico feliz de estar sendo lembrado junto com colegas, igualmente ou até mais, merecedores dessa referência. A gente precisa motivar a geração que vem que vai nos substituir. ”

Confira a entrevista completa:


 

100 Mais Influentes da Energia

O prêmio “100 Mais Influentes da Energia” existe desde 2017 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.

Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiado os nomes que mais se destacaram no ano anterior.

A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Energia na Década” acontece no dia 30 de junho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.

 

Para mais informações acesse:

Site: https://eventosgm.grupomidia.com/cem-mais-influentes-energia/

E-mail: eventos@grupomidia.com

Telefone: (16) 3913-9800

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias