ABB e Bair Energy firmam parceria para impulsionar complexo de hidrogênio verde no Texas

A aliança apoia o desenvolvimento de uma instalação de hidrogênio líquido refrigerado de 1 GW, projetada para produzir 132.000 kg de hidrogênio verde por dia até 2028

A ABB foi escolhida como parceira da Bair Energy Green Hydrogen and Technology Alliance para oferecer sua expertise em soluções prontas para uso de automação, eletrificação e digitalização, com o objetivo de otimizar a produção de hidrogênio verde de baixo custo na instalação de 1 GW em Clear Fork, Texas.

A fase inicial do projeto utilizará energia renovável para produzir inicialmente até 33.000 kg de hidrogênio verde por dia, com uma capacidade diária projetada para aumentar até 132.000 kg até 2028.

O hidrogênio verde, que emite zero carbono quando usado como fonte de energia, será liquefeito no local, armazenado e transportado para os clientes para ajudar a estabelecer redes de hidrogênio no setor de mobilidade e transporte.

A metodologia ABB Adaptive Execution™, que abrange desde a concepção até as operações, será empregada para integrar equipes de especialistas, tecnologias inovadoras, processos ágeis e aprendizados compartilhados.

A utilização do portfólio de produtos da ABB não apenas auxilia os clientes na redução dos custos financeiros, mas também permite a entrega dos projetos antes do prazo estabelecido.

O Memorando de Entendimentos entre a ABB e a Bair Energy estabelece o escopo para explorar a implantação da tecnologia de gêmeos digitais, habilitada pelo ABB Ability™ 800xA Simulator e ABB Ability™ Process Power Simulator.

Essas soluções integrarão os controles elétricos e de processo com simulação dinâmica, proporcionando uma representação virtual de como a planta é projetada, operada e mantida.

Isso permite um período de inicialização mais curto da nova planta, ajuda a treinar os operadores e possibilita a realização de testes de mudanças em um ambiente realista, porém desconectado.

Considerando que o transporte é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos2, o projeto tem como objetivo promover um avanço significativo na descarbonização do setor de transporte do país.

Com previsão de início de operações para 2025, o Projeto Clear Fork Texas será uma das maiores instalações de produção local de hidrogênio verde.

“Estamos particularmente satisfeitos por fazer parte deste projeto para apoiar a produção de hidrogênio de baixo custo e o transporte sustentável nos EUA e no mundo”, disse Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries.

“É um momento emocionante para o hidrogênio nos EUA, após os incentivos da Lei de Redução da Inflação aprovados no ano passado, que, juntamente com formações de alianças como esta, apoiam as projeções3 de reduzir o custo da produção de hidrogênio verde para menos de US$ 0/kg até 2030.”

“Nossa parceria com a ABB e sua expertise em soluções de automação, eletrificação e digitalização são essenciais para impulsionar o sucesso do Projeto Clear Fork Texas”, afirmou Nicholas Bair, CEO da Bair Energy.

“A implantação do ABB Adaptive Execution™ também nos possibilitará uma redução de 20% no nosso CAPEX e uma aceleração de 10 a 20% no prazo de entrega da instalação, o que é uma virada de jogo para um projeto desta escala”.

Próximo Post

Most Popular