Abraceel anuncia novo presidente

A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia - anuncia o jornalista Rodrigo Ferreira como novo presidente executivo a partir de 2022, em substituição a Reginaldo Medeiros

“O Reginaldo optou por encerrar um ciclo de 11 anos à frente da Abraceel e, em nome do Conselho, posso dizer que ele foi um dos maiores responsáveis pelo destaque que alcançamos. Para dar continuidade à agenda do mercado, estamos recebendo o Rodrigo, que é um nome de muita credibilidade no setor e com quem nossa associação tem uma longa história de parceria”, destaca Ricardo Lisboa, presidente do Conselho de Administração da Abraceel.

“Recebi com muita satisfação o convite para presidir a Abraceel e me sinto honrado em substituir o Reginaldo Medeiros, exemplo de conduta ética e profissional para mim. Sempre tive uma relação muito próxima com os comercializadores e nunca deixei de defender e buscar a ampliação, para todos os consumidores, do mercado livre de energia no Brasil”, afirma o novo presidente executivo da Abraceel Rodrigo Ferreira.

Ainda de acordo com Ferreira, o objetivo, agora, é “dar continuidade a este trabalho dentro da associação e com todo o apoio do espetacular time técnico da Abraceel. Certamente, um dos nossos desafios será o de levar a mensagem do mercado livre de energia para fora do setor elétrico nacional, sensibilizando e engajando toda a sociedade brasileira.”

À frente da Associação desde 2011, Reginaldo desempenhou um papel fundamental de articulação para apresentar e implantar propostas que melhorassem o ambiente de negócios em favor do mercado e do consumidor de energia elétrica.
Sob sua gestão, a associação mais que dobrou o número de associados, alcançando hoje 106 empresas que reconhecem o papel representativo e de defesa dos seus interesses, em especial frente ao Congresso Nacional.
Em relação à abertura do mercado, vale destacar as discussões capitaneadas pela Abraceel para a criação do comercializador varejista, cujos ajustes necessários foram inseridos na MP 998, e a aprovação no Congresso da cessão de excedentes do consumidor livre, além da implantação da Certificação do Operador de Energia e a articulação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Portabilidade da Conta de Luz, que apresentou o PL 1917 de 2015 e o PLS 232 de 2016, potencializando as discussões sobre a revisão do modelo comercial do setor no Congresso.
Também vale lembrar a proposição e criação do Fórum do Gás, quando ninguém acreditava em mercado livre de gás, a criação do Contrato Padrão Abraceel usado pelo mercado, em particular nas transações comerciais no âmbito da BBCE e o fim das republicações recorrentes do PLD, que permitiu melhorar a previsibilidade de preços para o mercado.

Merece destaque também a proposta e criação do Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE que permite maior lastro para o mercado livre, o aprimoramento do modelo de garantias do MCP com a bilateralização do risco e, mais recentemente, durante a pandemia, a orientação aos associados sobre a importância do estrito respeito aos contratos livremente negociados entre as partes no Mercado Livre.

“Sempre tive muito orgulho em trabalhar na Abraceel e se pudesse destacar três pontos no modelo de sucesso da associação eu lembraria: a defesa intransigente de propostas estruturantes para o setor como um novo desenho de mercado onde o consumidor tem um papel de protagonista supremo, o modelo de governança onde a eleição direta dos Conselheiros permite uma renovação constante de pessoas e ideias e a manutenção de uma equipe técnica competente na Diretoria-Executiva, a quem eu agradeço e atribuo as conquistas obtidas para os associados nos últimos anos”, disse Reginaldo Medeiros.

Aos 46 anos, Rodrigo Ferreira é jornalista especializado em energia elétrica, atuando neste mercado há 22 anos. Fundou, presidiu e foi publisher do Grupo CanalEnergia, empresa de jornalismo, eventos e treinamento especializada em energia elétrica, entre 2000 e 2020.

 

Sua relação com a Abraceel e junto ao mercado livre de energia vem de longa data: em 2008 foi um dos cinco homenageados pela Abraceel com a medalha “Mercado Livre 10 anos” pela relevante contribuição ao mercado nos primeiros dez anos desde a criação da primeira comercializadora de energia elétrica. Em 2009, criou o Encontro Anual do Mercado Livre, principal evento do mercado livre de energia no país.
Em 2012, coordenou a campanha “2012: o ano do Mercado Livre” em parceria com diversas associações setoriais e implementou o primeiro curso dedicado especialmente à formação de operador do mercado de energia elétrica no Brasil, novamente em parceria com a Abraceel.
Em 2015, recebeu também da Abraceel o título de “Personalidade do Ano” e, finalmente, em 2019, ao deixar a presidência do Grupo CanalEnergia recebeu de todas as 24 associações que integravam o Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase) uma homenagem especial pelos relevantes serviços prestados ao setor elétrico nacional como jornalista especializado e líder do Grupo CanalEnergia.
Ferreira assume a presidência da Abraceel em 24 de janeiro de 2022 para um mandato de dois anos.
Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias