Americanas amplia uso de energia limpa com geração solar

Companhia prevê ampliar o uso de energia limpa com a geração própria de energia solar até junho deste ano

A Americanas amplia o uso de energia limpa com a inauguração de duas usinas de geração solar até junho deste ano. Atualmente, 30% da energia elétrica total consumida já tem como origem recursos que se renovam naturalmente. Desde 2016, quando optou pelo uso de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, mesmo com seu crescimento acelerado, a Companhia já reduziu em 23% o custo com energia elétrica de lojas abastecidas por energia limpa.
A Americanas acredita na evolução do indicador. Essa operação acontece atualmente em 280 lojas físicas da Americanas, além de centros de distribuição e escritórios administrativos abastecidos tanto pela compra no mercado livre de energia quanto pela geração distribuída. Nesta modalidade, a Americanas já dispõe de quatro usinas, sendo três hidrelétricas e uma de biogás. Com a gestão própria da geração de energia, a capacidade de geração da companhia pode chegar a cerca de 20GW por ano.

A energia produzida nas novas usinas fotovoltaicas será distribuída para cerca de 70 lojas físicas localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras Celpe e CEB, nos Estados de Pernambuco e Distrito Federal. Com impacto ambiental ainda menor que outras fontes de energia, a geração solar integra a estratégia de diversificação energética da Americanas para o consumo sustentável de recursos naturais.

“A questão ambiental sempre foi um pilar importante da nossa estratégia ESG e, com a pandemia, está no topo da relação de riscos globais. Entendemos que empresas, como a Americanas, comprometidas com o desenvolvimento sustentável e das gerações futuras, precisam relacionar de forma mais concreta a responsabilidade socioambiental aos negócios. A economia expressiva na despesa, com o uso de energia limpa, aliada à eficiência energética só reforça a ideia de que essa conexão é possível e rentável”, explica Carlos Padilha, CFO, Diretor de Relações com Investidores e Sustentabilidade da Americanas.

Geração própria – Cerca de 150 unidades da Americanas fazem parte do modelo de geração distribuída, na qual a companhia é responsável integralmente pela geração da energia. A produção ocorre em quatro usinas localizadas nos Estados do Rio de janeiro e Minas Gerais. A energia gerada é compensada na conta de energia elétrica e abastece lojas com metragem reduzida, distribuídas em cidades próximas às regiões produtoras .

Mercado livre de energia – A Americanas começou a operar no mercado livre de energia como cliente especial em 2016. A fonte da energia comprada é exclusivamente proveniente de recursos naturais. Cerca de 130 lojas de grande porte estão operando nesta modalidade, além de centros de distribuição e escritórios administrativos. Ao todo, esta operação representa 30% do consumo total da companhia.

Em linha com a Agenda 2030 da ONU, a Americanas também atua em diversas outras frentes para mitigação e compensação das mudanças climáticas e seus impactos como, por exemplo, a da Amazônia com foco no desenvolvimento da população local e na preservação da floresta. Além de ser certificada como operações “carbono neutro” pela compensação de suas emissões diretas de gases do efeito estufa (GEE), a companhia está listada entre as companhias integrantes no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3).
Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias