Claudio Ribeiro, da 2W Energia: “Estamos transformando o consumidor em cliente de fato, com oferta de Valor”

Ganhador do 100 Mais Influentes da Energia na categoria Empresário, Claudio Ribeiro fala sobre o último ano e a sensação de ganhar o troféu

Com 31 anos de experiência profissional, atuando por 20 anos em cargos de liderança e diretoria em bancos nacionais e internacionais, Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia, está há 12 anos ocupando cargos como CFO e CEO de empresas do setor de energia e, desde 2019, é CEO da 2W Energia.

“Minha motivação em trabalhar no setor de Energia está em ser partícipe do atual momento histórico que estamos vivendo quanto à busca por uma transição energética sustentável e limpa, e também de ser um dos canais para propiciar oportunidade para uma nova geração que está chegando”, afirma Ribeiro.

Seu trabalho ao longo do último ano traz números que comprovam que a sua missão está sendo cumprida com excelência.

Sob sua liderança, a 2W Energia se transformou em uma grande plataforma de geração renovável, flexibilizando sua estratégia de comercialização entre os segmentos atacado e varejo e dispondo de uma rede de consultores de energia que já chegou a mais de 1.500 representantes em todos os Estados do país.

Esses consultores levam às empresas o acesso à energia limpa, com eficiência e menor custo, por meio da negociação no ambiente de contratação livre.

Outra marca histórica da gestão de Claudio Ribeiro foi atingir R$ 1 bilhão em contratos fechados com pequenas e médias empresas para fornecimento no mercado livre.

Vale destacar que esse patamar foi conquistado com pouco mais de um ano da atuação da empresa no varejo de energia.

Os contratos possuem prazos de 7,4 anos em média, o que evidencia a consistência do time de Ribeiro na liderança de migrações do varejo para o ambiente de contratação livre.

“Para nós, esse marco representa que estamos no caminho certo em nosso propósito de transformar a relação da sociedade com a energia, pois estamos levando a liberdade de escolha e o poder de decisão sobre seu fornecedor de energia para pequenos e médios empresários em todo país”, afirma o CEO da 2W Energia.

As conquistas de Ribeiro à frente da empresa não param por aí. Sua gestão vem investindo na construção de 2 grandes projetos eólicos que somam 400MW de capacidade instalada no Nordeste e emitiu o primeiro Green Bond no mercado de capitais para um projeto greenfield no valor de R$475 milhões para investimento no projeto Anemus Wind no Rio Grande do Norte .

“Montamos também a maior rede de consultores no mercado livre de energia, com mais de 1.500 parceiros, levando informação e independência ao consumidor do setor elétrico. Estamos transformando o consumidor em cliente de fato, com oferta de Valor.”

Outro destaque da gestão de Ribeiro no último ano foi o lançamento da 2Wbank, fintech ESG que visa mudar a forma como as empresas se relacionam com energia, finanças e sustentabilidade.

A fintech oferece aos clientes acesso a economia e maior eficiência energética trazida pelo mercado livre de energia, linhas de crédito especiais Green para apoiar os objetivos de negócio e acesso a consultorias para levar o ESG ao coração do negócio.

“Com o lançamento do 2W Bank, iniciamos a formatação de nosso ecossistema ESG, buscando trazer aos nossos clientes muito mais que energia limpa e mais competitiva, mas também diferenciais que possam ajudá-lo na adequação dos requisitos de um novo capitalismo”, explica.

Sobre estar entre os 100+, Ribeiro diz: “é uma responsabilidade gigante, pois significa que nossa voz vem sendo ouvida, nossa mensagem vem sendo assimilada pelos clientes e parceiros, que esperam mais da gente. Esse prêmio não é um mérito meu, mas de todo o time da 2W Energia!”

Ribeiro tem expectativas de mudança e de mais tecnologia para o setor.

“Plataformas como a 2W Energia passarão a enxergar, cada vez mais, o consumidor final, que paga a conta desse sistema, buscando entendê-lo e atendê-lo dentro de suas demandas e necessidades”.

Confira essa e mais matérias exclusivas na Edição 42 da revista Full Energy

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias