Empresa do setor de energia aposta em produtos e serviços sustentáveis para diminuir impacto ambiental

Conceito baseado nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) norteia práticas da Stemac, especialista na fabricação e comercialização de grupos de geradores

É inimaginável hoje pensar no desenvolvimento de uma sociedade sem considerar o desenvolvimento de projetos sociais e sustentáveis e de responsabilidade com o meio ambiente. Nesse sentido, a Stemac, especialista na fabricação e comercialização de grupos de geradores, tem apostado, cada vez mais, em produtos e serviços sustentáveis para otimizar recursos e diminuir o impacto ambiental.

“A Stemac é norteada pela crença na sustentabilidade e na necessidade de oferecer soluções em energia de forma consciente e responsável, sempre visando mitigar os impactos da nossa pegada ambiental. Entendemos que somos responsáveis pelo conjunto de atitudes que geram mudanças e contribuem para as gerações futuras. Para isso, todas as nossas práticas são baseadas nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Estamos atentos e focados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030, da ONU”, afirma Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac, que completa 70 anos de fundação em 2021.

Entre as ações da companhia está a utilização de oxicatalisadores e motores com tecnologia desenvolvida para reduzir a emissão de poluentes. Com esse objetivo, a fábrica da empresa, inaugurada em 2013 em Itumbiara, no interior de Goiás, possui uma série de características construtivas que favorece o meio ambiente. Telhas com lentes prismáticas, que aumentam a iluminação solar, inibindo o calor e os raios solares prejudiciais à saúde, além de reduzir a necessidade de iluminação artificial, formam um bom exemplo.

“Um sistema natural de troca de ar, instalado nas paredes da fábrica, além de reduzir o risco de contágio viral, aliado às lentes, aumenta o conforto térmico da unidade”, explica o executivo. A planta fabril também possui uma estação de tratamento de efluentes e de água de reuso, bem como o aproveitamento 100% da água da chuva, das áreas não permeáveis, em suas operações.

Conta ainda com dois lagos de decantação que, igualmente, servem para a captação da água da chuva. Todos os resíduos eventualmente não tratados na própria fábrica são destinados a parceiros que contam com licenciamento ambiental.

A companhia também prioriza a reutilização de seus materiais, além de disponibilizar pontos de coleta de lixos especiais, como pilhas, baterias e óleo de cozinha.

As práticas responsáveis utilizadas pela Stemac renderam prêmios e acreditações à empresa, entre eles o Selo Verde Responsabilidade Socioambiental, o Certificado Eco Truck e o Prêmio de Responsabilidade Ambiental Borboleta Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do RS.

Marques sinaliza que a Stemac está projetando a construção de uma usina fotovoltaica no Centro-Oeste. “O projeto ainda é embrionário, mas já nos orgulha muito”, destaca.

 

Projetos sociais

A empresa também tem como princípio um profundo envolvimento com a comunidade onde atua, desenvolvendo projetos voltados à qualidade de vida das pessoas, baseados na integração social e no incentivo à cultura local.

Entre as principais ações da companhia está o Projeto Pescar, que promove atividades direcionadas a jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo acesso a cursos profissionalizantes e apoio escolar. Tendo auxiliado mais de 300 jovens, alia ainda a empregabilidade de 80% dos formados em seu quadro funcional ou em parceiros credenciados. Já o Projeto Sinal Verde, com certificação SESI/ONU, realiza ações de prevenção ao uso de drogas no trabalho e na família.

O Vice-Presidente da Stemac ressalta que tais medidas são ainda mais relevantes no cenário atual, cujos efeitos econômicos e sociais provocados pelo avanço da pandemia afetam a população em geral.

E a valorização das pessoas é estendida também ao colaboradores da Stemac, que realiza recrutamento interno para gerar oportunidade de crescimento na carreira e valoriza o protagonismo de todos gêneros e etnias.

“Nosso corpo funcional é marcado pela diversidade e este é um dos nossos principais compromissos. Além disso, oferecemos os mais variados programas de saúde para o bem-estar dos nossos funcionários”, finaliza Marques.

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias