ENGIE busca startups para projetos de inovação

O objetivo é captar empresas inovadoras que possam ser parceiras em projetos nas áreas de inteligência de mercado e marketing e operação

ENGIE busca startups para projetos de inovação

A ENGIE, produtora privada de energia elétrica do Brasil, anuncia o lançamento de desafios para startups: o objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a companhia no desenvolvimento de projetos voltados às áreas de inteligência de mercado e marketing e operação. “A ENGIE quer se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o nosso negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa”, diz o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação da ENGIE, Guilherme Ferrari.

O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nesta terça-feira (14/7), em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. Parceira da ACATE, a ENGIE conta com uma sala no LinkLab, que funciona como um hub de conexões e oportunidades com foco em inovação.

Os projetos de inovação aberta com startups são vistos pela ENGIE como grandes oportunidades para testar novas soluções de maneira rápida, flexível e com baixo custo. “Começamos testando em escala piloto e, se a solução for bem sucedida, existe a possibilidade de escalar a implementação na ENGIE. Para a startup, isso gera negócio com um grande cliente, e para a companhia, as conexões com as startups geram valor real”, avalia Calado. Foi o caso do projeto HidrOS, sistema desenvolvido pela companhia em parceria com a startup Kartado e que atua na automatização de processos na gestão de equipes e serviços em reservatórios de hidrelétricas.

Inteligência de mercado e marketing e operação

Por meio da parceria com as startups, a ENGIE pretende buscar inovação em quatro elementos da companhia (três de Inteligência de mercado e marketing e outro de operação): realidade virtual/ ambiente virtual, processamento de linguagem natural para Customer Experience (CX), reconhecimento automático de texto e interpretação semântica e Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência.

Para o projeto de realidade virtual/ambiente virtual, o objetivo é usar esse tipo de tecnologia para vistorias em subestações e medidores de energia de clientes da empresa, substituindo as visitas de um inspetor. Na área de processamento de linguagem natural para Customer Experience, a meta é identificar a satisfação dos clientes a partir de interações por textos.

Na iniciativa de reconhecimento automático de texto e interpretação semântica, a ideia é facilitar o reconhecimento de textos a partir de arquivos de imagem, e estruturar dados de documentos (com tabelas) que não mantêm padrão de posicionamento de textos e tabelas. Já para o projeto de Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência, a empresa busca soluções relacionadas à operação de sistemas elétricos de potência (geração e transmissão de energia) que envolvam inteligência artificial (machine learning).

Inscrições

As inscrições para o Open Day promovido pelo LinkLab são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do sitehttps://openday.linklabacate.com.br/

Após a inscrição, as informações das startups são enviadas às corporates, que, junto ao time LinkLab, pré-selecionam e enquadram as iniciativas de acordo com suas áreas de interesse. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. Assim que ocorrer um match, é realizada uma reunião de alinhamento do escopo do projeto e, a partir daí, a startup passa a fazer parte da rede de inovação aberta da corporate, recebendo suporte e acompanhamento da Equipe LinkLab para garantir o flow do projeto.

“Um dos grandes desafios para as startups é conseguir oportunidades para apresentar seus serviços às grandes empresas. Essa iniciativa é uma ótima chance para que essas empresas tenham acesso a diversas conexões que podem contribuir para desenvolver o seu negócio”, destaca Calado.

Próximo Post

Últimas Notícias

Casino siteleri

- Kalebet -
Holiganbet
- Meritroyalbet giriş