Grupo Eneergia implementa uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil

Objetivo do projeto é diminuir o consumo de energia elétrica

Atualmente, o território gaúcho é responsável por 12,2% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. Por meio do projeto criado pelo Grupo Eneergia e instalado na Agrofel, será possível conservar mais de 120 mil árvores, além de evitar a emissão de mais de 31 mil toneladas de CO2 em 25 anos.

Com potência de 1.000.000 kWp e capacidade de geração de 1.363.200 kWh de energia anual, o empreendimento tem capacidade de abastecer 470 residências com um consumo mensal de 250 kWh, o que significa uma conta de luz de aproximadamente R$ 300,00 mensais. A primeira usina prevê o abastecimento de nove unidades graneleiras.

Muito mais do que diminuir o custo de energia elétrica, o objetivo da inteligência energética é pensar de forma sustentável sobre o consumo da energia. Foi com essa diretriz que a estratégia para a Agrofel se desenvolveu ao longo de dois anos, estruturando as suas unidades para que sejam inteligentes e eficientes energeticamente. Esse primeiro case está junto à unidade da empresa em Júlio de Castilhos, município do Rio Grande do Sul.

“Estamos muito felizes com os resultados que tivemos até o momento e temos planos de construir mais usinas. Sabemos o quanto a inteligência artificial e os recursos de big data são importantes para essa construção. Entendemos que investir em energia limpa e inteligência energética é um serviço social e transgeracional”, comemora o diretor comercial e de marketing da Agrofel Grãos e Insumos, Roni Ferrarin.

Inteligência energética é um processo, não um fim

“Sabendo que ¾ das emissões de CO2 na atmosfera estão relacionadas ao setor de energia, então é urgente dissociar o crescimento econômico de emissões. Diante desse contexto, a inteligência energética se torna protagonista, uma vez que a aplicação dela, através de um processo contínuo, possibilita que as empresas cresçam e expandam seus negócios, porém, de forma sustentável. A Agrofel está completamente engajada nesse contexto de crescimento sustentável e os resultados se tornarão cada vez mais evidentes”, destaca Rafael Zanardo, CEO do Grupo Eneergia.

O Grupo Eneergia foi selecionado no Programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, em parceria com o Consórcio AWL (formado por Artemisia, Wayra Brasil e Liga Ventures), sendo acelerado no primeiro ciclo da segunda edição do Programa, concluído no Demoday, realizado no início deste ano.

Durante o Programa BNDES Garagem — Negócios de Impacto, as startups contaram com apoio de especialistas em aceleração e tiveram acesso a conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto social, além de uma rede de mentores altamente qualificados.

 

Próximo Post

Most Popular