Hitachi Energy e Conselho de Cooperação do Golfo assinam contrato para atualizar sistema de transmissão de corrente contínua de alta tensão

Modernização da estação conversora de Al-Fadhili garantirá a segurança energética e a estabilidade da rede dos países do golfo pérsico

A Hitachi Energy e a Autoridade de Interconexão do Conselho de Cooperação do Golfo (GCCIA) anunciaram a assinatura de um contrato de modernização da estação conversora de corrente contínua de alta tensão (HVDC) de Al-Fadhili, sob a autoridade da GCCIA, na Arábia Saudita.

O objetivo da colaboração é criar uma rede interconectada resiliente, garantindo segurança energética e benefícios econômicos (1).

A estação conversora de Al-Fadhili iniciou suas operações em 2009 como parte de um projeto para interconectar as redes de energia de Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Após modernizada, a estação Al-Fadhili poderá transferir até 1.800 megawatts de eletricidade entre esses estados (2). Além disso, a estação tem a finalidade especial de manter a estabilidade das redes conectadas.

Esse projeto atualizará hardware e software existentes pelo sistema de controle e proteção MACH™ de última geração da Hitachi Energy, o cérebro por trás dos links HVDC (3).

A GCCIA permite o compartilhamento da reserva operacional e girante, o que alcança maior eficiência no uso das capacidades operacionais e na operação das estações de geração de energia elétrica, levando a grandes melhorias na segurança e confiabilidade no fornecimento da região, considerado crítico devido às extremas condições climáticas.

Além disso, o link permitirá a otimização da geração de energia, resultando na redução das emissões de CO2.

“A segurança elétrica é algo frequentemente subestimado pela sociedade, mas são sistemas especiais como este de Al-Fadhili, que mantém o fluxo de energia, que são essenciais para a economia e o bem-estar da sociedade local”, disse Niklas Persson, Managing Diretor de Grid Integration da Hitachi Energy.

“Com essa modernização, a Hitachi Energy agregará um valor significativo, com um impacto real, melhorando o desempenho do sistema e expandindo ainda mais sua vida útil”, informa.

Na ocasião, Ahmed bin Ali Al-Ibrahim, CEO da Autoridade de Interconexão Elétrica do Golfo, disse que o projeto contribuirá para o fortalecimento da expansão de interconexões elétricas adotadas pela autoridade, que visa aumentar a confiabilidade da energia na rede do Golfo e torná-la mais eficiente.

“O projeto representa grandes oportunidades de troca de energia, especialmente no que tange ao aumento na capacidade da conexão elétrica para alcançar uma operação econômica da rede, especialmente durante o verão, e também para aumentar a segurança e a estabilidade da rede e reduzir as interrupções.”

Os sistemas HVDC são comumente usados para transmissão em larga escala e troca de eletricidade em grandes distâncias entre duas estações conversoras, mas a estação em Al-Fadhili é um sistema back-to-back em um único local (4), que utiliza a sofisticada capacidade de controle digital HVDC para gerenciar com precisão o fluxo e as propriedades do fornecimento de eletricidade, proporcionando muitos benefícios para o controle e estabilidade da rede.

Além do anúncio de modernização e de outros projetos em andamento, a Hitachi Energy e a GCCIA estão fortalecendo sua colaboração para construir uma rede de interconexão resiliente, garantindo a segurança energética e os benefícios econômicos.

Isso acelerará a jornada da GCCIA para se tornar um centro global em interconexões de rede e criar um mercado de eletricidade dinâmico para a região.

As áreas iniciais de foco da colaboração incluem o desenvolvimento de projetos básicos padronizados a serem aplicados em sistemas de transmissão de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA) de alta tensão para interconectar países.

Isso inclui conexões de rede e soluções de qualidade de energia, em especial STATCOMs, que proporcionam benefícios significativos durante todo o ciclo de vida de planejamento, construção, operação e manutenção dos ativos.

Próximo Post

Most Popular