A ISA CTEEP anuncia novo investimento em importante obra de reforço e melhoria ao Sistema Interligado Nacional.
Como parte do seu plano de renovação de ativos, que tem como objetivo modernizar as linhas e subestações do Estado de São Paulo, a fim de garantir a confiabilidade do serviço prestado, a companhia investiu cerca de R$ 51 milhões na modernização da Subestação (SE) Centro, responsável por abastecer a região central da capital paulista, com o objetivo de proporcionar maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia.
No total, a empresa renovou 406 equipamentos do setor de 20 kV, como os disjuntores e os transformadores de instrumentos, além dos sistemas de proteção, controle, supervisão e medição, com a finalidade de melhorar o atendimento prestado à distribuidora local e, por consequência, aos consumidores finais.
Esses sistemas atuam medindo e monitorando de forma contínua e automática grandezas da rede elétrica, como tensão e frequência e, caso identifiquem alguma oscilação, atuam de forma a eliminar o impacto ao sistema elétrico ou informam remotamente aos operadores da companhia para que o defeito seja solucionado o mais rápido possível.
“A modernização da Subestação Centro foi um dos principais projetos de reforço e melhoria que realizamos neste ano e faz parte de um olhar estratégico da ISA CTEEP para modernizar a base instalada de São Paulo, orientado para a geração de valor sustentável”, explica Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da companhia.
“Na medida em que investimos na renovação da infraestrutura elétrica para manter a robustez e a resiliência que são exigidas pelas redes atuais, aumentamos cada vez mais a possibilidade de introduzir novas tecnologias e agregamos confiabilidade ao sistema elétrico nacional”, afirma Gabriela Desirê, diretora-executiva de operações da ISA CTEEP.
O empreendimento, que faz parte do sistema elétrico de suprimento das cargas da Região Metropolitana de São Paulo, beneficia diariamente cerca de 880 mil pessoas, incluindo hospitais e Bolsa de Valores.
Somam-se às obras realizadas outros projetos já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estão em andamento e garantirão a modernização de outros equipamentos na subestação.
Durante a obra, a ISA CTEEP gerou 30 empregos diretos. O descarte de cabos e sucatas foi realizado por meio de empresa homologada para a correta destinação dos resíduos.