Lula demite Prates da Petrobras; substituta já foi escolhida

Magda Chambriard foi convidada a assumir a Petrobras e aceitou

Na noite de ontem (14) o presidente Lula demitiu Jean Paul Prates da posição de presidente da Petrobras. A dispensa aconteceu pessoalmente com a presença de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e Rui Costa, ministro da Casa Civil.

Segundo fontes, a demissão de Prates estava decidida há um tempo devido aos desentendimentos que teve com o governo, especificamente com Silveira.

De acordo com a jornalista Andréia Sadi, o argumento usado por Lula foi que Prates não estaria entregando os resultados da Petrobras na velocidade esperada. O ex-presidente da Petrobras retrucou que compartilha da mesma visão de governo de Lula e os resultados demoram alguns anos para surgir.

O presidente do país alegou pressão e cobranças por partes dos ministros na entrega dos resultados, mas Prates afirmou que Lula adotou essa medida devido a uma intriga palaciana.

Na ocasião, Lula indicou ao ex-presidente da Petrobras quem assumiria seu cargo como forma de respeito para que a informação não chegasse pela imprensa.

A escolhida foi Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis.

A nova presidente da Petrobras trabalhou por 22 anos na instituição e hoje é diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Magda é defensora do papel social da Petrobras e apoiadora de mais investimentos no refino do petróleo nacional, demonstrando a necessidade de ver mais commodities sendo processadas no Brasil ao invés de exportadas como matérias-primas.

Despedida

A Petrobras emitiu um comunicado oficial para os acionistas sobre a saída de Jean Paul Prates do mais alto cargo da estatal na manhã de hoje (15).

Além disso, o próprio Prates enviou uma mensagem interna para os colaboradores da Petrobras comunicando sua saída, onde declarou que sua missão foi abreviada de forma precoce e agradeceu à equipe.

“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. (…) “Só me resta agradecer a vcs (sic) e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer”, pontuou Prates.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviará a indicação de Magda Chambriad para a presidência da estatal nesta noite para o Conselho de Administração da Petrobras.

Próximo Post

Most Popular