Marcio Rea é indicado como novo diretor-geral do ONS

Assembleia Geral Ordinária do Operador também aprovou o nome de Maurício de Souza como novo diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios

A Assembleia Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elegeu nesta quinta-feira, 25 de abril, Marcio Rea para o cargo de diretor-geral do ONS.

Na mesma ocasião, foi aprovado o nome de Maurício de Souza como novo diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios, e a recondução de Alexandre Zucarato para a diretoria de Planejamento. A decisão foi unânime.

Os profissionais exercerão as funções no quadriênio 2024-2028 e os mandatos terão início no próximo dia 17 de maio.

Sobre os novos diretores

Marcio Rea é formado em Administração de Empresas, com especialização em energia elétrica. Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Teoria e Ferramentas de Negociação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, iniciou a carreira na Cia. Energética de São Paulo – CESP, onde ocupou diversos cargos, dentre os quais o de Diretor Administrativo.

Atuou como secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e desde 2019 vem exercendo cargos de liderança na EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, onde se tornou diretor-presidente em janeiro de 2020. Atualmente, também é diretor-presidente da Pirapora Energia S.A.

Maurício de Souza é formado em Direito e História, com pós-graduação em direito tributário e título de Estudios Avanzados em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Atualmente, cursa MBA em direito e regulação do setor elétrico e é doutorando do programa de doutorado Passado e Presente dos Direitos Humanos na Universidade de Salamanca.

Entre 2016 e o começo de 2023, ocupou diversos cargos no Senado Federal, tendo atuado como Chefe de Gabinete da Vice-Presidência da casa.

Em janeiro de 2023, iniciou atividades no Ministério de Minas e Energia (MME), em funções como a secretaria executiva do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a chefia de gabinete do MME.

Ainda na área de energia, exerce as funções de presidente do Comitê de Pessoas da Petrobras e é Conselheiro Fiscal da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA).

Alexandre Zucarato é doutor em Mercados de Eletricidade, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e formou-se em Engenharia Elétrica e Eletrônica na mesma instituição.

Com quase 20 anos de experiência no setor elétrico, Zucarato foi gerente de Estratégia e Inovação da Engie Brasil, onde atuou por seis anos.

Esteve por praticamente quatro anos na Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE), na qual foi gerente de Preços de Energia e, na sequência, de Inteligência de Mercado. Nos últimos quatro anos esteve à frente da diretoria de Planejamento do ONS.

Próximo Post

Most Popular