O caminho para um futuro 100% renovável e com menor custo

Wartsila lança nova tecnologia de balanceamento de rede que vai impulsionar a transição energética com menor custo

O caminho para um futuro 100% renovável e com menor custo

Pesquisas revelam que os países do G20 necessitam de mais de 3.500 GW de geração flexível para permitir a utilização de 100% de energia de fontes renováveis. Em sintonia com as avaliações destas pesquisas, a Wärtsilä está anunciando sua nova tecnologia para balanceamento da rede elétrica – utilizando uma nova versão do motor 34SG – capaz de sincronizar 10+ MW de potência em apenas 2 minutos após sua partida – importante marco para a construção de um futuro 100% renovável com menor custo.

A capacidade estimada necessária para equilibrar a demanda dos países do G20 deve vir de duas tecnologias principais: 2.594 GW de armazenamento de energia e 933 GW de capacidade de geração flexível utilizando gás natural, com capacidade para operar também com futuros combustíveis, que podem ser produzidos durante os períodos em que as energias renováveis produzem mais eletricidade do que o necessário.

Presidente da Wärtsilä Energy, Sushil Purohit, explica “O relatório climático da ONU do mês passado envia uma mensagem clara aos líderes do G20: para descarbonizar as economias ao menor custo possível, a participação de energia renovável deve ser incrementada até 2030. O que aprendemos com o nosso Atlas of 100% Renewable Energy, usado para modelar sistemas em mais de 145 países e regiões, é que as redes elétricas com grande inserção de fontes renováveis precisam de uma quantidade significativa de flexibilidade, que é alcançada por meio de armazenamento de energia e usinas flexíveis a gás natural”

A Wartsila possui soluções projetadas para acelerar de maneira econômica a transição energética. A primeira solução do nosso portfólio é a versão atualizada do motor Wärtsilä 34SG Balancer, otimizado para mercados com grande inserção de energias renováveis. Desenvolvido como um projeto otimizado voltado para redução dos custos de investimento, a solução pode ser equipada com recursos como standby sem equipe de operação, capacidade de controle remoto, monitoramento com streaming de dados 24 horas por dia, 7 dias por semana, e gerenciamento dinâmico de energia.

Os motores a gás 34SG podem funcionar também com biogás, metano sintético ou misturas de hidrogênio. A empresa tem um longo histórico de conversões de combustível bem-sucedidas globalmente e está desenvolvendo processos de combustão para permitir a queima de 100% de hidrogênio e outros combustíveis do futuro.

A Wärtsilä oferece também a tecnologia de armazenamento de energia por baterias GridSolv, uma solução compacta, modular e totalmente integrada, projetada para ser de fácil implementação, que opera com vários subsistemas. Além do sofisticado sistema de gerenciamento GEMS, uma plataforma de software inteligente que permite aos clientes gerenciar seus ativos, monitorando, operando e diagnosticando os equipamentos remotamente com segurança, confiabilidade e flexibilidade incomparáveis.

Jorge Alcaide, diretor da Wärtsilä Energy Region South – AMER, afirma: “Atualmente, a indústria está em uma situação desafiadora. Os investimentos precisam ser feitos hoje, mesmo que a visibilidade do futuro não seja totalmente clara. Desenvolvemos uma solução integrada, flexível e eficaz, que pode ser adaptada a diferentes perfis operacionais. Com essa solução, as energias renováveis podem ser integradas perfeitamente em diferentes configurações, com redução de custo geral de geração.

De acordo com as modelagens do nosso Atlas of 100% Renewable Energy, equilibrar a intermitência da geração com fontes renováveis com uma combinação de térmicas flexíveis operando com gás natural e armazenamento de energia seria até 38% mais barato para os países do G20, em comparação com uma solução considerando apenas o armazenamento de energia.

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias