ONS lança o Relatório Anual 2022

Pela primeira vez a publicação unifica os relatórios de Administração e o de Sustentabilidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lança seu Relatório Anual 2022. Pela primeira vez, os conteúdos que antes eram divulgados de forma separada nos relatórios de Administração e o de Sustentabilidade estão reunidos no mesmo documento.

Além disso, seu desenvolvimento considerou as diretrizes e indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), referência internacional para a divulgação de temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Em sua mensagem inicial no Relatório, o diretor-geral Luiz Carlos Ciocchi comenta que “o fim da crise hídrica de 2021 – a pior desde 1930 – trouxe maior previsibilidade e estabilidade operacional; retomamos a programação de investimentos e aceleramos a otimização de processos. Dentro dos temas prioritários da agenda regulatória, pudemos dar mais atenção, por exemplo, à resposta à demanda, às adaptações relacionadas ao aumento da geração distribuída e à gestão de serviços ancilares”.

A publicação é dividida em seis capítulos: Quem somos, Nossas atividades, ONS +Humano, ONS +Verde, ONS +Social e ONS 25 anos.

Em 2022, o ONS concluiu a formulação de sua estratégia ASG, dividida nos pilares +Humano, +Verde e +Social, e desenvolveu ações concretas, e esse movimento é amplamente abordado no relatório.

Alguns destaques são o aumento de 223% na média de horas de capacitação por empregado em 2022, ante o ano anterior, totalizando 63,72 horas, assim como o índice de favorabilidade na Pesquisa de Clima que atingiu 83%, um ponto percentual acima do resultado anterior, o que nos concedeu novamente o certificado Great Place to Work.

No ano passado, também foram iniciadas as atividades do Grupo de Afinidade Racial para Ressignificar e Agir (G.A.R.R.A), voltado à discussão de questões de raça e etnia na organização, bem como o avanço do grupo de afinidade de gênero, Mulheres à Bessa, criado em 2021.

Este grupo teve sua governança reestrutura em 2022, em parceria com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a consultoria Potência Diversa (projeto Energia do Futuro), além de criar subgrupos para atuar em cada Princípio de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da ONU Mulheres), compromisso assinado pela organização, que também aderiu ao Pacto Global da ONU em 2022. O Operador tinha, em dezembro de 2022, um total de 958 empregados, sendo 37,7% mulheres.

Estes pontos têm relação com os esforços para a formação de um quadro de profissionais mais diversos: 67% dos 31 trainees contratados em 2022 pertencem a algum grupo minorizado.

Para tanto, o Operador investiu no aprimoramento do processo seletivo e de atração de talentos, com a contribuição de consultorias externas, e com um olhar com intencionalidade para ampliar a diversidade.

Sistema Interligado Nacional (SIN) e valor agregado

O ONS reportou que se relaciona com 1.438 agentes (dez/2022), distribuídos entre Geração (1.272 usinas de 1.091 agentes), Transmissão (157 agentes) e Consumo (59 distribuidoras e 131 consumidores livres).

A carga total do SIN em 2022 foi de 69.936 MW médios, e a demanda máxima de 88.576 MWh/h (em 24/01/22). Há também dados sobre a dimensão do Sistema, que possui 179.311,5 km de linhas de transmissão de 230kV e acima.

Um grande avanço registrado em 2022 foi o desenvolvimento de uma metodologia própria para estimar o valor financeiro de quatro das atividades desempenhadas pelo ONS. O resultado apontou que nosso trabalho agregou à sociedade, apenas no ano passado, cerca de R$ 29,5 bilhões.

Matriz de materialidade

Na preparação para a construção do Relatório, foi definida a matriz de materialidade, uma relação de aspectos mais críticos e relevantes ligados direta ou indiretamente às atividades do ONS, a partir da opinião dos diferentes stakeholders.

Nove temas foram considerados prioritários e ganharam destaque no documento: Preparação do ONS para uma economia de baixo carbono; Transição Energética e Mudanças do Clima; Gestão hídrica; Ética e integridade; Saúde e segurança; Diversidade; Transparência; Governança; e Educação e desenvolvimento de pessoas.

Confira os documentos na íntegra: 

Próximo Post

Most Popular