Os benefícios da energia solar para o agronegócio

Maurício Crivelin, explica que autoprodução por meio da geração solar fotovoltaica reduz esses gastos e garante maior competitividade ao setor

É possível imaginar que muitas atividades do agronegócio precisem de uso intensivo de eletricidade, como, por exemplo, a secagem de grãos, estufas, bombeamento de água e irrigação, resfriamento de tanques de leite, eletrificação de cercas e manutenção de tanques de peixes.

Mauricio Crivelin, CEO e fundador da Kinsol, diz que toda a energia representa um gasto que pressiona o orçamento do produtor.

“A autoprodução por meio da geração solar fotovoltaica reduz esses gastos e garante maior competitividade ao agronegócio”, explica.

A utilização de máquinas modernas, como tratores e colheitadeiras, junto com a automatização e monitoramento por meio da digitalização dos processos produtivos, é uma das frentes essenciais para a melhoria da eficiência do agronegócio.

Porém, isso só é possível com acesso à energia e internet de qualidade. Mais uma vez, a energia solar pode ser a solução.

Além de garantir o abastecimento elétrico, a instalação fotovoltaica viabiliza o funcionamento da infraestrutura de telecomunicações em locais mais afastados de centros urbanos.

O bombeamento solar é uma técnica que permite a extração de água. O objetivo é garantir o acesso à água tanto nas zonas distantes da infraestrutura elétrica como nas áreas agrícolas e remotas.

O ponto de partida do funcionamento são os raios solares que incidem sobre os módulos.

Ao converter a luz solar em eletricidade, o sistema aciona a motobomba que puxa água dos poços, cursos de água ou lagoas.

Além disso, a energia solar no agronegócio é um ótimo case de sucesso para atrair novos clientes e investidores para a sua empresa rural.

O meio ambiente é uma questão cada vez mais importante no mundo de hoje. Portanto, é fundamental que os empreendedores sejam capazes de se comunicar com esses públicos e desenvolver estratégias para conquistá-los.

“Fica claro que os sistemas fotovoltaicos são uma boa escolha para os agricultores que desejam expandir suas marcas. Com a tecnologia, você pode modernizar seu negócio e se comunicar com os mais diversos clientes”, finaliza Crivelin.

Próximo Post

Últimas Notícias