Portal Solar investe R$ 7 milhões em software inteligente de venda e instalação de painéis solares no Brasil

Com tecnologia 100% nacional, ferramenta será incialmente exclusiva para rede de franqueados da companhia

O Portal Solar, franqueadora para venda e instalação de painéis fotovoltaicos, está em vias de lançar no mercado brasileiro uma tecnologia inédita para as empresas e empreendedores que atuam com projetos solares em telhados de residências, comércios e indústrias no Brasil.

Com investimento total de R$ 7 milhões, o software do Portal Solar, com tecnologia 100% nacional, é o único no mercado brasileiro que integra todas as etapas do processo:

Desde o CRM, passando pelo design, prognóstico de geração e economia do sistema fotovoltaico, até soluções financeiras.

A ferramenta foi desenvolvida com interface simples e amigável, o que possibilita até a um leigo projetar e vender um sistema fotovoltaico apenas com o uso de um dispositivo móvel, como tablets e celulares.

O novo software integra CAD (Computer Aided Design) com tecnologia de Drone, que mapeia o telhado e permite o dimensionamento adequado do projeto de engenharia e de instalação dos painéis, de modo a garantir maior eficiência e redução desejada na conta de luz do cliente.

A tecnologia também faz durante o mapeamento a previsão precisa de geração de energia e economia gerada nos próximos 25 anos.

“Assim como estamos evoluindo na geração de energia de um modelo antigo, centralizado, para geração distribuída em telhados e fazendas solares, a nossa plataforma solar transforma completamente o processo de projetar, vender, instalar e monitorar sistemas fotovoltaicos. Desde a primeira impressão até a instalação do projeto, com o Software do Portal Solar, agora é possível fornecer uma experiência descomplicada e personalizada em tempo real para cada cliente”, explica Meyer.

Inicialmente, o Portal Solar vai disponibilizar o software aos seus mais de 220 franqueados espalhados pelo País e já estuda o licenciamento da tecnologia para as cerca de 30 mil empresas instaladoras no Brasil.

“Com esse software, o empreendedor reduzirá em cerca de 80% o tempo gasto com uma venda. A experiência do cliente também é melhorada, à medida em que se pode visualizar em tempo real como sistema será projetado e instalado, além de trazer todas as previsões de desempenho dos equipamentos ao longo de sua vida útil”.

A ferramenta permite, por exemplo, a gestão de clientes (CRM), o suporte às visitas técnicas, a geração de orçamentos, o design e configuração do gerador fotovoltaico, a predição de geração de energia e economia com base em banco de dados proprietário do Portal Solar e a geração do projeto e da documentação para homologação junto à distribuidora. Tudo apenas com um ipad e um Drone.

No caso do monitoramento dos projetos implantados pelo Portal Solar, o serviço é gratuito e conta com uma equipe que acompanha em tempo real a geração de energia de todos os sistemas vendidos pela empresa, prevendo assim falhas e necessidade de manutenções.

“Assim, o Portal Solar consegue oferecer um SAC ativo aos clientes, agindo no problema muitas vezes antes mesmo do próprio consumidor detectar a falha. Também nos permite oferecer manutenções preventivas e limpeza dos painéis quando necessário, assegurando assim a longevidade da instalação”, aponta o CEO do Portal Solar.

Próximo Post

Últimas Notícias