O Grupo Romagnole, fabricante nacional de soluções para o setor elétrico, completa 60 anos de fundação neste mês. Considerando os números alcançados nos últimos anos, a empresa terá muitos motivos para comemorar este aniversário.
A companhia fechou o ano de 2021 com um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior, ultrapassando a marca de R$ 1,6 bi de faturamento.
Parte deste crescimento foi em decorrência dos repasses referentes aos aumentos nos custos das matérias-primas, mas, ainda assim, mesmo diante das adversidades trazidas pela pandemia, foi um ano de bom crescimento.
Para 2022, a meta do Grupo Romagnole é elevar o faturamento ao patamar de R$ 2 bilhões com a receita dos investimentos que estão sendo feitos.
Parte desses investimentos estão sendo aplicados no início das obras de uma nova unidade para as linhas de ferragens eletrotécnicas e estruturas para geração de energia solar. A nova estrutura vai duplicar a capacidade de produção dessas linhas de produtos, que já é uma das maiores do país neste segmento.
O programa de investimentos também contempla a continuidade do processo de modernização das demais unidades industriais do Grupo Romagnole, lançamento de novos produtos e aquisição de novas tecnologias para acelerar o processo de transformação digital e indústria 4.0, algo que nos últimos anos vem recebendo atenção especial da administração.
As metas estabelecidas para este ano, tanto em relação ao faturamento quanto para investimentos, podem parecer ousadas, principalmente quando se adota um olhar macro sobre os cenários econômicos nacional e internacional. No entanto, os planos do Grupo Romagnole são desafios possíveis quando se analisa o setor no qual ela atua e a forma como está estruturada.
O crescimento da demanda por energia é uma realidade, o setor elétrico tem investimentos necessários em todas as regiões do país, as concessionárias de energia precisam modernizar suas redes para melhorar a qualidade dos serviços e com os investimentos realizados nos últimos anos a empresa está preparada para suprir essas necessidades do mercado.
Estrutura
Em 2021, a Romagnole criou mais de 500 novos postos de trabalho e fechou o ano com mais de três mil colaboradores em suas 15 unidades e outras seis empresas controladas.
A maior parte das operações estão concentradas na cidade onde a companhia foi fundada pelos irmãos Vicente Romagnole e Alvaro José Romagnole.
Em Mandaguari (PR) estão sediadas as unidades de artefatos de concreto, ferragens eletrotécnicas e estruturas para geração de energia solar, transformadores, equipamentos para smart grid, skids, a Onix Distribuidora de Produtos Elétricos e as demais empresas controladas que atuam principalmente em áreas de apoio às atividades da Romagnole.
Recentemente, o Grupo Romagnole anunciou a aquisição da Lupa Tecnologia, empresa sediada em Minas Gerais e especializada no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para proteção, automação, manobra e comunicação em redes de distribuição de energia elétrica.
A fim de atender os mercados regionais de postes de concreto, a empresa também possui unidades industriais nas cidades de Pindamonhangaba e Itápolis (SP), Itaboraí (RJ), Cuiabá (MT) e Portão (RS).
Foco no futuro sem esquecer o passado
Os primeiros produtos desenvolvidos pela Romagnole para o setor elétrico foram os postes de concreto. Isso aconteceu ainda no começo dos anos 1960, quando as redes de distribuição de energia começaram a ser instaladas nas regiões Norte e Noroeste do Paraná.
Depois disso, o portfólio oferecido aos clientes passou a contemplar as ferragens eletrotécnicas e transformadores.
Foi com essas linhas que a Romagnole se consolidou como uma das principais fornecedoras de produtos para o setor elétrico brasileiro, estendeu sua atuação para praticamente todo o território nacional e passou a exportar para dezenas de países das Américas, África e Oriente Médio.
Nos últimos anos, sem deixar de lado suas linhas tradicionais, a empresa passou a atender também outros nichos deste mercado com a fabricação de equipamentos para entrada de energia em instalações industriais e comerciais, geração de energias renováveis e smart grids, como são chamadas as redes elétricas inteligentes.
Nesses novos segmentos os produtos são mais tecnológicos e com processos de fabricação bem mais complexos e sensíveis. Isso exigiu grandes investimentos, tanto em termos estruturais, quando na atração, formação e retenção de talentos profissionais.
Valorização de pessoas e responsabilidade social
A Romagnole tem sua atuação pautada em seis valores que são amplamente difundidos e incentivados internamente: gerenciamento empreendedor, inovador e participativo; ética, transparência e seriedade; busca pela melhoria contínua; busca constante pela satisfação dos clientes; valorização do ser humano; e gestão socioambiental responsável.
A partir destes conceitos, a empresa também se tornou referência e vem recebendo diversas premiações nas áreas de gestão de pessoas e responsabilidade social.