Grupo Safira lança plataforma digital de informações e dados de mercado

Plataforma do Grupo Safira disponibiliza tendências para a tomada de decisão na contratação de energia no Mercado Livre

O Grupo Safira, ecossistema de energia, acaba de lançar o Prisma, plataforma que traz os principais dados e informações sobre meteorologia, projeção de preço, regulação do setor e operação do Sistema Interligado, juntamente com análises dos especialistas da Safira.

A nova ferramenta do Grupo Safira que apoia a tomada de decisão dos clientes na contratação de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre, ou Mercado Livre).

“Esta plataforma foi pensada e implementada com objetivo de atender os consumidores que estão ou pensam em ingressar no mercado livre, disponibilizando informações e previsões que indicam a tendência dos preços”, explica Rafael Vernini, coordenador de Middle Office da Safira Energia.

O serviço de consultoria, por meio de reuniões mensais, também está disponível em um dos planos de contratação da plataforma, ajudando os clientes a definirem o melhor momento de compra ou venda de energia, o que é especialmente oportuno no momento que as operações no ACL estão crescendo.

Um dos diferenciais da plataforma Prisma é a tendência de mercado, uma referência para diversos tipos de energia (Convencional, Incentivada 50%, Incentivada 100% e Cogeração Qualificada 50%) do ACL, considerando também a possibilidade de swap, ou a troca de energia entre submercados, que é elaborada a partir da inteligência da equipe da Safira, com todas as variáveis essenciais para consolidação dessas tendências.

Além da tendência de mercado, a área de Meteorologia da plataforma é outro diferencial, que conta com as análises e a experiência dos meteorologistas do Grupo Safira, partindo das informações e modelos da previsão do tempo, de previsões subsazonais e de previsões de clima.

“A plataforma foi idealizada inicialmente como uma solução digital interna do Grupo Safira para apoiar as atividades de comercialização de energia e de consultoria. Incorporamos a ela as tendências de mercado, e percebemos que as informações poderiam ser úteis também para os consumidores do Mercado Livre, de modo que resolvemos disponibilizá-la ao mercado”, conta Rafael Vernini.

Pelo menos dois tipos de planos de assinatura do Prisma estão disponíveis, sendo o mais simples que dá acesso a todo o conteúdo da plataforma, e o mais completo, que além dos dados e projeções, inclui análises mais aprofundadas dos especialistas do Grupo Safira.

Grupo Safira

O Grupo Safira iniciou suas atividades na área de Energia em 2008, por meio da Safira Energia, empresas de comercialização e consultoria em análises, estratégias e soluções para o setor energético brasileiro.

Posicionado em 661º lugar no ranking geral das 1.000 maiores empresas do País, elaborado pelo Valor Econômico em 2021, o Grupo Safira faturou R$ 1,036 bilhão em 2020.

Desde 2019, estendeu sua atuação para outros negócios, como a recém-lançada Safira Solar, empresa que investe em plantas fotovoltaicas de até 5 MW para Geração Distribuída e que comercializa energia solar ao consumidor final por meio de aplicativo.

Na área de Energia, o portfólio do Grupo Safira inclui Gestão, Geração Distribuída, Comercialização e estruturação de dívida para projetos que entregam serviços para clientes atendidos tanto no mercado cativo como no mercado livre de energia.

Conta com mais de 3 GW médios sob sua gestão, entre geradores e consumidores livres. Em 2020, ficou entre as cinco principais comercializadoras do Prêmio Destaque Energia do GPTW (Great Place to Work), reforçando a certificação que já possuía como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Também em 2020, conquistou o Selo Verde do Programa de Certificação da Bioeletricidade da ÚNICA.

Próximo Post

Últimas Notícias