Atlas Renewable Energy garante financiamento para construção de Lar do Sol — Usina Solar Casablanca II no Brasil

O empréstimo para a construção da usina fotovoltaica de autoprodução foi garantido por meio do Fundo constitucional de Financiamento do Banco do Nordeste.

A Atlas Renewable Energy, geradora global de energia renovável, garantiu um empréstimo de R$ 407 milhões (aproximadamente de US$ 76 milhões) do Fundo de Financiamento Constitucional do Nordeste do Brasil para a construção da usina solar Lar do Sol — Casablanca II, localizada em Pirapora, Minas Gerais.

A usina de autoprodução ajudará a fornecer à Unipar energia suficiente para produzir cloro para o tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas.

A Atlas Renewable Energy será a principal investidora e operadora, e fará parceria com a Unipar, que co-investirá.

“Projetos como esses são grandes exemplos de relacionamentos de longo prazo entre um gerador de energia renovável, um financiador e um cliente”, disse Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy no Brasil.

“Estamos muito orgulhosos de que a Unipar e a BNB tenham reconhecido as capacidades e o histórico da Atlas neste setor para nos selecionar como seus parceiros para construir e operar projetos de energia renovável em larga escala e implementar programas sociais e ambientais para o benefício das comunidades próximas a este projeto”.

“Os financiamentos de projetos de energia renovável têm destaque entre as políticas de apoio do Banco do Nordeste do Brasil S.A. A Instituição é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e se diferencia das demais pela missão desenvolvimentista com foco na geração de emprego e renda em sua área de atuação,” disse o Superintendente do Banco do Nordeste de Brasil, Diego Rocha Batista.

“Além de possuir condições adequadas ao setor, o programa de crédito compõe as ações de sustentabilidade ambiental do banco. A realização de mais um financiamento com a Atlas Renewable Energy no Brasil reforça o compromisso com o setor e reconhece o grupo empreendedor como um excelente parceiro da região.”

A Usina Solar Lar do Sol — Casablanca II, que ocupará cerca de 700 hectares, terá capacidade instalada de 239MWp com 460 mil painéis solares.

A geração anual de energia da usina será o equivalente ao fornecimento de energia para cerca de 261.662 domicílios, de acordo com o consumo médio de uma família brasileira.

Além disso, a usina evitará aproximadamente 40.500 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que equivale à remoção de 16.200 veículos das ruas de São Paulo.

Além de fornecer energia à Unipar para produzir soda/cloro, a usina deverá contratar cerca de 1.200 funcionários locais durante o pico de atividade de construção e também implementará o programa de força de trabalho feminina da Atlas Renewable Energy “Somos todos parte da mesma energia”.

Com isso, Lar do Sol — Casablanca II promoverá pelo menos 5 dos ODS da ONU (#5: Igualdade de Gênero, #6: Água Limpa e Saneamento, #8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, #10 Desigualdades Reduzidas e #12: Consumo Responsável e Produção).

 

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias