Segundo dia do Energy Day discute o novo mercado de gás

O evento contou com presença de Larissa Dantas, Márcio Félix, Ricardo Martins entre outros nomes de destaque

Nesta terça-feira (25/05) ocorreu o segundo dia do Energy Day – evento promovido pela plataforma Full Energy do Grupo Mídia. O tema debatido hoje foi “Perspectivas e desafios para o novo mercado de gás. ”

O evento começou com uma palestra de Márcio Félix, CEO na EnP (Energy Plataform). Félix fez um panorama geral sobre o assunto e acrescentou importantes dados sobre esse novo mercado de gás.

“O Brasil, no ano passado, apesar da pandemia foi um dos países que mais se desenvolveu em energia eólica. Ela tem um papel muito grande no País, quase 10% da matriz elétrica. Então temos um grande potencial de crescimento. O gás permite que a gente tenha, cada vez mais, energias renováveis. Essa é uma grande oportunidade porque a história do gás ainda está sendo construída”, afirmou o CEO.

Em seguida, o Energy Day recebeu a mesa-redonda com o mesmo tema que teve a participação de Aldo Barroso (Diretor do Departamento de Gás Natural no Ministério de Minas e Energia); Ricardo Martins (CEO e fundador da Natural Energia) e Cristina Sayão (Coordenadora de Assuntos Regulatórios na TAG (Transportadora Associada de Gás S.A.). A moderação foi feita por Larissa Dantas, Diretora presidente da POTIGÁS (Companhia Potiguar de Gás).

Larissa deu início ao debate agradecendo pela oportunidade que é moderar uma mesa de debate com tantos profissionais de qualidade. Além disso, ela disse que é muito emocionante ver atores do mercado de energia ansiosos pela regulamentação da Lei do Gás. Assim, ela passou a palavra para Aldo Barroso (MME) para falar sobre essa questão.

Barroso disse que é importante comemorar a Lei do Gás, por ser um projeto que está em andamento há muitos anos e envolve muitos profissionais.

“Recebemos a missão, pelo ministro, de termos um decreto em um prazo recorde. A discussão no Congresso trouxe uma certa ansiedade. O objetivo da discussão técnica é assegurar a eficiência na expansão da rede. Como os gasodutos são um monopólio natural, não faz sentido termos gasodutos paralelos”, explicou Aldo.

Cristina acredita que a Nova Lei não é uma “varinha de condão” a qual irá modificar, de imediato, o mercado. Ela diz que trata-se de uma transformação em curso. Segundo a coordenadora, os caminhos foram se abrindo gradativamente e possibilitaram algumas mudanças.

Martins acrescentou que a Lei é o primeiro passo para os empreendedores traçarem seus planos de investimento com base em uma regra que vai durar um longo prazo. “A fala do Aldo me deixou muito tranquilo em relação ao decreto. ”

Confira o segundo dia completo de Energy Day:

 

Mais Informações

Energy Day

Data: de 24 à 28 de maio de 2021, das 10h às 12h todos os dias.

Evento: 100% digital

Inscrição gratuita: https://fullenergy.grupomidia.com/credenciamento-gratuito-29-maio-dia-mundial-da-energia/

Contato: (16) 3913-9800 ou eventos@grupomidia.com

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias