Terceiro dia do Energy Day reflete sobre energias renováveis

O evento contou com presença de Barbara Rubim, Paulo Arbex, Rodrigo Pedroso entre outros nomes de destaque

Nesta quarta-feira (26/05) ocorreu o terceiro dia do Energy Day – evento promovido pela plataforma Full Energy do Grupo Mídia. O tema debatido hoje foi “Solar, Eólica e PCHs: tendências e oportunidades para as energias renováveis no país.”

O evento começou com uma palestra de Bárbara Rubim, CEO Bright Strategies. Bárbara iniciou sua palestra explicando que o setor elétrico é influenciado por diversos movimentos. Um deles é o comportamento do consumidor, outro são as mudanças climáticas.

“Quando consideramos a expansão da matriz energética brasileira, precisamos internalizar questões universais que estão ligadas ao setor elétrico. Por exemplo a descarbonização, a descentralização, a questão do desenvolvimento tecnológico e também a digitalização.”

Após a palestra de Bárbara, o Energy Day recebeu a mesa-redonda com o mesmo tema e teve a presença de Bernardo Bezerra (Diretor de Produtos Regulatórios da Omega Energia); Paulo Arbex (Presidente da ABRAPCH, Associação Brasileira de PCHs e CGHs); Sandro Yamamoto (Diretor Técnico na ABEEólica, Associação Brasileira de Energia Eólica); Rodrigo Pedroso (Conselheiro Regional do Centro-Oeste e Distrito Federal da ABSOLAR e CEO do Grupo Pacto Energia). A moderação foi feita por Joaquim Rolim, Diretor técnico da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuida).

Rolim deu início ao debate agradecendo ao Grupo Mídia por promover este evento tão importante para o setor energético. Depois direcionou sua primeira pergunta para Bernardo Bezerra.

Bezerra disse que o Brasil tem uma grande oportunidade de aproveitar o potencial energético, por possuir uma abundante fonte de energia renovável. Então, ele acha que o primeiro ponto que é preciso elaborar: é potencializar esse recurso limpo e barato para reduzir o custo de energia para sociedade.

Na sequência, Arbex acredita que o futuro no Brasil e no mundo é brilhante. “Estamos passando por um processo de eletrificação em todo o mundo, e o sucesso no Brasil só será possível se conseguirmos interromper as forças que estão puxando para uma manutenção da situação atual.”

Pedroso fala que o cenário do setor elétrico de 2021 é completamente diferente dos anos anteriores. Segundo ele, as tendências estão ligadas à tecnologia no setor. “Acho que as mudanças que o setor está passando vieram para democratizar o acesso a energia.”

Yamamoto ressaltou “Para empreender no Brasil é preciso muita coragem em função dos desafios que a gente encontra, em especial para instalação dos parques eólicos. Dentre todos os desafios, no ano passado, a energia eólica foi a terceira fonte que mais instalou projetos.”

 

Confira o terceiro dia completo de Energy Day:

Mais Informações

Energy Day

Data: de 24 à 28 de maio de 2021, das 10h às 12h todos os dias.

Evento: 100% digital

Inscrição gratuita: https://fullenergy.grupomidia.com/credenciamento-gratuito-29-maio-dia-mundial-da-energia/

Contato: (16) 3913-9800 ou eventos@grupomidia.com

 

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias