Ultragaz amplia portfólio de energia e mira expansão de acesso ao Biometano com aquisição de empresa de GNC

A Ultragaz, empresa que oferece soluções em energia para os consumidores de forma segura, eficiente e sustentável, acaba de assinar contrato para adquirir a Neogás, empresa de distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC) do Brasil.

Este é mais um passo em direção à diversificação de portfólio, após a recente compra de uma startup — plataforma que conecta Geração distribuída de energia elétrica renovável a clientes.

Tudo isso, parte de um ciclo de ações que amplia o portfólio de energias da Ultragaz, uma empresa que já é referência no relacionamento e proximidade com seus clientes, entre as 11 milhões de famílias e mais de 58 mil empresas atendidas em todo o Brasil.

A aquisição que acaba de ser anunciada avança, dessa vez, rumo a expansão de acesso e oferta de Gás Natural e Biometano para clientes industriais, especialmente àqueles cuja localização é distante das grandes redes de distribuição e gasodutos. Isso representará uma nova avenida de crescimento para a companhia, por meio da ampliação da oferta de energia renovável.

Além de apresentarem demandas e metas importantes de ESG em suas cadeias produtivas, clientes demonstram uma necessidade crescente por matrizes mais sustentáveis.

Diante disso, a Ultragaz pretende viabilizar a conexão com os maiores produtores de Biometano, posicionando-se como protagonista do setor em meio à transição energética vivida pelo País.

Além de facilitar o acesso aos combustíveis com menores emissões de carbono, também vai trazer mais sustentabilidade e eficiência à operação.

O acordo avaliado em R$ 165 milhões, vai garantir à Ultragaz 100% do controle da Neogás, fundada em 2000, pioneira e líder na distribuição de GNC no Brasil.

A empresa opera com seis bases de compressão próprias, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, e capacidade anual de produção estimada em 100 milhões de m³ de GNC, volume comercializado pela empresa no ano de 2021.

O negócio também vai garantir a entrada da Ultragaz no mercado de GN, além de viabilizar a incorporação de uma empresa que atende a grandes clientes privados, especialmente no interior do País.

Atualmente, a Neogás atende a grandes indústrias. Além disso, também é responsável pelo abastecimento de mais de 50 postos de combustível e à prestação de serviços logísticos para distribuidoras de GN.

“A chegada da Neogás trará conhecimento e capacidade operacional ímpares em GNC, permitindo o avanço em Biometano, complementando o nosso portfólio de ofertas e impulsionando a transição energética dos clientes”, revela Tabajara Bertelli, Presidente da Ultragaz.

A combinação dos negócios deve acontecer após o cumprimento das condições previstas em contrato, entre elas, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e, até lá, os negócios seguem atuando de forma independente.

“Este acordo posiciona a Ultragaz como provedora de um amplo leque de ofertas em energia, agregando vantagens competitivas importantes da Neogás em soluções aos clientes industriais”, afirma.

“Esta aquisição representa uma enorme oportunidade para o impulsionamento da transição energética vivida pelo Brasil”, finaliza Tabajara Bertelli.

Próximo Post

Most Popular