A Voltalia, empresa produtora de energia renovável e prestadora de serviços, e o fundo de investimentos especializado em projetos de infraestrutura, STOA, assinaram transação que sela a parceria das empresas em mais um projeto de energias renováveis.
Com a cessão de 33% na participação das usinas Solar Serra do Mel (SSM) 1&2 (320 MW), no Rio Grande do Norte, a STOA torna-se acionista minoritário das plantas solares, ainda em construção, cuja operação comercial deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
As plantas solares SSM 1&2 estão localizadas entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel, onde a Voltalia vem desenvolvendo há mais de uma década, o Cluster Serra Branca, um complexo híbrido que conta com seis parques eólicos em operação e com potencial de atingir até 2,4GW. Um dos empreendimentos eólicos do cluster já conta com a participação da STOA que, em 2020, adquiriu 33% do parque eólico Ventos Serra do Mel 3 com capacidade instalada de 152 MW.
“Esse investimento na usina Solar Serra do Mel ao lado do nosso parceiro Voltalia é o terceiro da STOA no Brasil, desde que começamos a operar no país no final de 2018. Ele também confirma a atratividade de oferta da STOA para os produtores de energia, como a Voltalia, que buscam capital a longo prazo”, disse Mathieu Lebègue, responsável pelas atividades da STOA na América Latina
“Estamos satisfeitos em concluir esta segunda parceria com a STOA. Ela ilustra nosso modelo de trabalho com parceiros a longo prazo nas usinas de energia desenvolvidas, construídas e operadas pela Voltalia” afirmou Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.
“O Brasil é um país riquíssimo em recursos naturais e a energia elétrica proveniente de parques eólicos e solares é uma das mais competitivas do mundo. A nova parceria com a STOA reforça não só a confiança do fundo de investimentos na qualidade do trabalho empenhado, mas também na solidez do nosso Grupo”, completa Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.